Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilQuantas pessoas têm o mesmo nome que eu? Veja...

Quantas pessoas têm o mesmo nome que eu? Veja como usar a ferramenta do IBGE

Os brasileiros conseguem pesquisar os próprios nomes e conferir quantos registros já foram computados pelo IBGE.

Segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, há quase 130 mil primeiros nomes e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil. E é possível descobrir quantas pessoas possuem o mesmo nome ou sobrenome que o seu.

Por meio da plataforma Nomes no Brasil, os brasileiros conseguem pesquisar os próprios nomes e conferir quantos registros já foram computados pelo IBGE. As análises também incluem as cidades com maior número de “xarás”, bem como a idade média das pessoas com esse nome, a evolução dos registros ao longo dos anos e, em alguns casos, o significado desse nome.

Como encontrar meu nome na plataforma?

Quer saber quantos têm seu nome? IBGE lança ferramenta interativa
A plataforma permite busca livre dos nomes (Foto: Reprodução Nomes do Brasil)

O sistema do IBGE permite a busca livre dos nomes por meio de uma barra de pesquisa. Não é necessário se cadastrar na plataforma para acessar as informações.

O modelo ainda traz uma dinâmica de jogo, em que os usuários podem responder às perguntas sobre o nome pesquisado, descobrindo novas curiosidades e informações sobre as origens, a quantidade de pessoas com mesmo nome e até mesmo os locais com maior incidência de mesmo nome.

Há a possibilidade de pesquisar também os nomes e sobrenomes mais populares do mundo todo. Basta clicar no país desejado e os dados devem aparecer na tela. No entanto, as informações de outros países foram obtidas de fontes extraoficiais não são consideradas fontes confiáveis para uma comparação oficial.

Marias, Josés e Silvas são maioria no Brasil

Seis a cada cem brasileiras se chamam Maria, totalizando 12,3 milhões de pessoas, representando 6,05% da população.

Por sua vez, os Josés somam mais de 5,14 milhões de brasileiros, ou 2,64% da população total. Esses nomes são, respectivamente, os dois mais populares do país.

Entre os sobrenomes, os Silvas formam 34 milhões de brasileiros ou 16% da população, presentes principalmente em Pernambuco e Alagoas, onde são mais de 60% da população. Os Santos e os Oliveiras, por sua vez, somam 21 milhões e 11 milhões de pessoas, respectivamente.

Proteção dos dados para poucos registros de nomes

Por motivos de sigilo estatístico, o IBGE omite nomes com menos de 20 registros, garantindo que ninguém seja identificado. O site também traz uma aba sobre Onomástica, o estudo dos nomes próprios, mostrando como as preferências revelam traços culturais e históricos.

O levantamento foi elaborado com base nos dados coletados em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo. Foram considerados o primeiro nome e o sobrenome principal de cada morador.

Vale lembrar que o IBGE destaca que variações ortográficas como Ana e Anna ou Luiz e Luis foram contabilizadas separadamente, e que os acentos gráficos não foram incluídos para uniformizar o banco de dados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024