Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e Tecnologia“Minha esposa está grávida”: jovens se apaixonam por IAs...

“Minha esposa está grávida”: jovens se apaixonam por IAs durante experimento

Pesquisa levantou os motivos pelos quais os voluntários mostraram preferência pelo relacionamento virtual

A revista Computers in Human Behavior Reports (do inglês, “Relatórios sobre Computadores no Comportamento Humano”) publicou em um estudo deste ano que jovens, especialmente adolescentes, têm recorrido a chatbots e aplicativos de inteligência artificial que simulam relacionamentos amorosos para formar vínculos. A pesquisa contou com jovens entre 13 e 17 anos; destes, 68,97% se identificam como homens, e 31,03% como mulheres.

A pesquisa

Os jovens que participaram da pesquisa foram encarregados de participar de simulações com diferentes tipos de IAs: alguns conversaram com interfaces que simulavam afeto e empatia, e outros conversaram com bots programados para respostas mais neutras.

Os resultados divulgados pela revista apontam que, depois de duas semanas, os participantes que criaram vínculos pessoais com a inteligência artificial demonstraram menos interesse em interações com outros humanos, além de um aumento no tempo de tela e sintomas de solidão e dependência emocional.

“Programada para demonstrar interesse”

No capítulo “Discussão” do estudo, os autores apontaram uma série de comportamentos curiosos relacionados à proximidade dos voluntários com as interfaces: por exemplo, a revista diz que todos os jovens que expressaram um compromisso sério com a interface também apresentaram níveis altos de investimento emocional no, digamos, “relacionamento” entre eles. Alguns até chegaram a dizer que estavam “casados” com a interface, ou que ela estava grávida de seus filhos.

Segundo os pesquisadores, apesar dos voluntários enfatizarem, repetidamente, que sabem que a persona com a qual estão conversando não é real, eles ainda demonstravam um interesse aumentado nelas conforme simulavam costumes humanos como casamentos.

Alguns dos jovens também listaram motivos pelos quais acreditam que o relacionamento com a IA era, em alguns aspectos, “melhor do que o relacionamento com humanos”. Entre as razões citadas, estão:

  • Se sentir mais seguro para compartilhar segredos com a IA, por ser “programada para demonstrar interesse e ter empatia”;
  • Ter um grau de controle maior sobre a IA, isto é, poder treiná-la para agir como a pessoa quiser;
  • Acreditar que os chatbots são “mais amorosos, mais acessíveis e menos egoístas” do que humanos;
  • Apreciar o poder de moldar a “aparência física” da IA conforme o que considera ideal.

Robôs também dão trabalho

O estudo também aponta reclamações dos jovens participantes, como a “censura do Sistema de Gestão Empresarial (ERP)” reduzir a capacidade da IA de suprir todas as necessidades deles, ou problemas técnicos da interface fazendo com que o chatbot perdesse os parâmetros de personalidade construído ao longo das conversas.

Para os pesquisadores, essas questões fizeram com que alguns dos voluntários perdessem o apego intenso que tinham pelo chatbot, descrevendo a relação como algo mais próximo de uma distração em momentos de tédio.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem sobrevive 48 horas sem pulmões em procedimento médico inédito nos EUA

Homem sobrevive 48 horas sem pulmões em procedimento médico inédito nos EUA

Paciente de 33 anos teve órgãos removidos para combater infecção bacteriana resistente a antibióticos e foi mantido vivo por sistema artificial até receber transplante duplo
Estudo revela maior influência da genética na expectativa de vida humana do que se pensava

Estudo revela maior influência da genética na expectativa de vida humana do que se pensava

Nova pesquisa foi publicado nessa quinta-feira (29/01) na revista Science
Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra com 50% de chance de ser habitável

Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra com 50% de chance de ser habitável

Corpo celeste HD 137010 b está a 150 anos-luz do nosso planeta e orbita na zona habitável de sua estrela, com temperatura máxima estimada em -68°C
Pessoa segurando o celular com o ChatGPT aparecendo na tela

Nvidia, Microsoft e Amazon negociam investimento de até US$ 60 bi na OpenAI

Aporte faria parte de rodada de financiamento que pode chegar a US$ 100 bilhões, apurou o The Information