Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyle5 misturas de produtos PROIBIDAS que causam intoxicação na...

5 misturas de produtos PROIBIDAS que causam intoxicação na hora da limpeza

Em 2025, cerca de 4,6 mil pessoas tiveram problemas de intoxicação causados por misturas de produtos de limpeza; 1,4 mil são crianças

Misturar produtos de limpeza é um hábito comum entre os brasileiros, mas pode ser extremamente perigoso. A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), alerta que as chamadas “misturinhas” podem gerar gases e líquidos tóxicos quando combinadas incorretamente.

Segundo a revista Higiplus, a entidade reforça que é essencial seguir as instruções contidas nos rótulos e jamais improvisar fórmulas caseiras. Misturar produtos de limpeza é uma prática muito comum em casas e escritórios, mas um levantamento da ABIPLA mostra que ela pode trazer sérios riscos à saúde.

As combinações mais perigosas

Entre as misturas mais arriscadas estão:

  • Água sanitária com amônia, que libera cloramina gás tóxico que afeta o sistema respiratório;
  • Água sanitária com álcool, que pode gerar clorofórmio;
  • Vinagre com bicarbonato de sódio, que produz dióxido de carbono em excesso.

Além de causar intoxicação, essas misturas reduzem a eficácia dos produtos, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias.

A ABRALIMP reforça que há produtos completos no mercado, desenvolvidos para limpar com segurança e eficiência. Evitar misturas improvisadas é, portanto, uma forma simples e eficaz de proteger a saúde e manter o ambiente higienizado.

Misturas aparentemente inofensivas podem gerar gases tóxicos, causar queimaduras químicas, lesão ocular, além de simplesmente deixar a limpeza menos eficaz — abrindo brecha para fungos, bactérias e ácaros.

Leia também: Anvisa anuncia suspensão de cosméticos e produtos de limpeza desta marca; veja qual

Imagem ilustrativa | Foto: Unsplash

Veja outras cinco misturinhas mais comuns e perigosas

  • Água sanitária e vinagre: cria gases tóxicos que afetam severamente as vias respiratórias e pulmões
  • Alvejante (água sanitária) + amônia: resulta em substâncias altamente corrosivas e perigosas para pele e olhos
  • Água sanitária + álcool: pode gerar clorofórmio, um composto extremamente nocivo ao sistema nervoso central, fígado e rins. Embora o estudo não cite literalmente “clorofórmio”, ele alerta para resultados graves dessa mistura
  • Vinagre + bicarbonato de sódio: apesar de parecer “natural”, a mesma produz dióxido de carbono em abundância. Provoca tonturas, náuseas e sufocamento em ambientes fechados
  • Cuidado com misturas improvisadas em geral: qualquer combinação fora das instruções dos fabricantes torna o produto menos eficaz e permite a proliferação de microrganismos, o que contraria o propósito de higienização.

Leia mais: Para que serve misturar vinagre, detergente e bicarbonato?

O que dizem os dados?

Em 2021 foram registrados mais de 91 mil casos de intoxicação por produtos sujeitos à vigilância sanitária no Brasil, boa parte relacionada ao uso incorreto ou à combinação de diferentes químicos.

Outro dado alarmante é que os casos não diminuíram desde 2020. Entre janeiro até julho de 2025, cinco anos depois, o CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) da Unicamp registrou 4,6 mil casos de intoxicação com produtos de limpeza.

Os detergentes e sabões lideram a lista dos produtos mais tóxicos, seguidos pelos alvejantes. As crianças formam maioria com 2,9 mil, mas ao menos 1,4 mil atendimentos envolviam adultos.

O estudo foi realizado com a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Abracit) e consideram os atendimentos por intoxicação com acidentes.

Leia também: Como misturar sabão em pó e álcool pode te fazer economizar tempo?

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Quatro frascos de vidro com azeite e vinagre dentro.

Misturar vinagre e azeite? Aprenda o truque caseiro que quase ninguém conhece

A combinação clássica da cozinha pode se transformar em um poderoso aliado na limpeza da casa e ainda é natural e barato.
Qual cor de roupa usar na virada do ano? A dica para seu signo em 2026

Qual cor de roupa usar na virada do ano? A dica para seu signo em 2026

Estudo sugere aplicar tonalidades em vestuário, acessórios e decoração para harmonizar com tendências astrológicas do próximo ano
Jurados The Voice Brasil 2025. Mathues e Kauan, Duda Beat, Péricles e Mumuzinho

Perdeu o The Voice Brasil 2025 na TV? Veja onde assistir ao último episódio

Com Tiago Leifert no comando e Gaby Cabrini acompanhando os bastidores, o programa mostrou por que continua sendo um dos maiores sucessos da TV brasileira.
Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...