Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaNubank demite dois funcionários por suposto plano de sabotagem...

Nubank demite dois funcionários por suposto plano de sabotagem a sistemas internos

Dispensas por justa causa se somam a outras 12 demissões após polêmica sobre fim do modelo remoto e adoção de trabalho híbrido

O Nubank demitiu dois funcionários acusados, segundo a empresa, de planejar um ataque aos sistemas internos da fintech. As dispensas foram comunicadas em mensagem enviada à equipe e, de acordo com pessoas a par do caso, ocorreram por justa causa.

Com os novos desligamentos, chegam a 14 as demissões por justa causa desde a semana passada, segundo mostrou a apuração da Folha de S. Paulo. As 12 primeiras estavam relacionadas a uma discussão em uma reunião online com cerca de 7 mil funcionários, na qual a empresa anunciou o fim do modelo majoritariamente remoto e a migração para o trabalho híbrido, com três dias presenciais por semana.

No comunicado interno, assinado pelo diretor de tecnologia (CTO) Eric Young, o Nubank afirma que qualquer ameaça ao sistema financeiro é crime federal e que as autoridades foram acionadas. A mensagem também diz que a instituição conseguiu impedir a implementação do suposto plano de sabotagem.

A empresa não comentou publicamente as novas demissões.

Pressão de funcionários e atuação do sindicato

Os desligamentos acontecem em meio a negociações com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que pediu a suspensão das 12 primeiras demissões por considerar que trabalhadores têm direito de discordar das mudanças no modelo de trabalho, especialmente aqueles que moram fora das cidades onde a fintech possui escritório.

A entidade convocou uma plenária com funcionários para a noite desta quarta-feira (12/11).

Leia mais: Justiça do Rio de Janeiro decreta falência da Oi após quase dez anos de recuperação judicial

Na quinta-feira (06/11), o Nubank anunciou a mudança do regime de uma semana presencial por trimestre para três dias de trabalho presencial por semana. A fintech justificou a decisão dizendo querer fortalecer a cultura interna, estimular inovação e acelerar o desempenho operacional.

O CEO David Vélez, que mora atualmente no Uruguai, informou que vai se mudar para um país onde o Nubank tenha escritório para acompanhar a implementação do novo modelo.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sede do Nubank

Nubank recebe aval condicional para operar como banco nos EUA

Autorização do OCC permite criação de banco nacional e marca avanço na estratégia internacional da fintech
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, pior saldo desde 2020

Caged aponta desaceleração na geração de vagas; ministro atribui desempenho à Selic elevada, apesar do desemprego em mínima histórica
Dinheiro

Governo central tem déficit de R$ 13 bi em 2025 e cumpre meta fiscal

Tesouro Nacional anuncia resultado dentro da margem de tolerância de 0,25% do PIB, mas déficit total chega a R$61,691 bilhões quando consideradas todas as despesas