O GP de São Paulo de Fórmula 1, realizado entre 7 e 9 de novembro em Interlagos, confirmou mais uma vez sua relevância como um dos maiores eventos anuais do país e peça-chave para a economia da capital paulista.
Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados da Secretaria Municipal de Turismo e do Observatório do Turismo da SPTuris, mostra que cerca de 94,8% dos espectadores pretendem voltar a Interlagos em 2026.
O mesmo levantamento aponta que o impacto econômico do evento alcançou a marca de R$ 2,3 bilhões, um crescimento de 9,7% em relação a 2024. Desse valor, cerca de R$ 1,4 bilhão foi resultado direto da movimentação financeira, enquanto outros R$ 894,2 milhões vieram de efeitos indiretos.
A pesquisa também aponta que o evento impulsionou a arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais, que somaram aproximadamente R$ 324,4 milhões — um crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior.
O levantamento apontou um aumento do público que aderiu à Fórmula 1. Estimativas mostram que 303.627 pessoas compareceram aos três dias de evento, um aumento de 4,1% em relação a 2024, que contou com 291.717 espectadores.
Para que um evento deste porte seja colocado de pé, necessita-se de uma forte estrutura. Neste ano, o GP de São Paulo contou com a participação de 23,7 mil profissionais, alta de 17,3% em relação ao ano passado.
Entre os principais dados do levantamento destaca-se o Índice de Alavancagem Econômica (IAE), que revela o impacto expressivo do evento: para cada R$ 1,00 investido no GP São Paulo, a economia local recebe de volta R$ 7,14 em retorno financeiro e geração de valor.
Os recordes e resultados alcançados nesta edição fortalecem um ciclo virtuoso de geração de renda, empregos e projeção para a cidade, consolidando o Grande Prêmio de São Paulo como um dos principais fluxos de renda bruta para a capital paulista.
O prefeito Ricardo Nunes relatou em entrevista que defende a manutenção de Interlagos como patrimônio público e um intermediário de desenvolvimento.
“A gente optou por não fazer mais aquilo que no passado queriam, de fazer a concessão do autódromo, mas, sim, de torná-lo um equipamento de geração de emprego, de renda, de emoção, de amor, de energia e, principalmente, de orgulho do povo de São Paulo e do Brasil” CONCLUIU O PREFEITO.
Em outubro, a prefeitura de São Paulo realizou um investimento de R$ 500 milhões em Interlagos, que recebeu selo máximo de reconhecimento ambiental da Federação Internacional de Automobilismo (FIA):
A Certificação Ambiental de 3 Estrelas, a mais alta concedida pela entidade — um marco que coloca São Paulo entre as referências mundiais em sustentabilidade e gestão de grandes eventos.
O GP São Paulo 2025 também bateu recorde de visibilidade, com exposição na mídia estimada em US$ 516,6 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões). Segundo a Formula Money, 74,18% desse retorno veio das transmissões de TV, 20,5% das mídias digitais e 5,77% dos meios impressos.
Desde 2019, o evento já acumulou cerca de US$ 2,5 bilhões em visibilidade, consolidando-se como um dos principais produtos de projeção global de São Paulo.
