Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPesquisa Quaest: Lula e Bolsonaro voltam a ter empate...

Pesquisa Quaest: Lula e Bolsonaro voltam a ter empate técnico em eventual 2º turno para 2026

Lula aparece com 42% das intenções de voto no segundo turno, contra 39% do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a empatar com Jair Bolsonaro em eventual cenário de segundo turno para a disputa presidencial. Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13/11), mostra que Lula encerrou sequência de meses em que aparecia estável liderando em todos os cenários.

Leia Mais: Avaliação do governo Lula cai após atingir melhor nível do ano, diz pesquisa Genial/Quaest

Lula aparece com 42% das intenções de voto no segundo turno, contra 39% do ex-presidente, que segue inelegível. A marca de erro é de dois pontos. Portanto, ambos estão empatados tecnicamente.

Neste cenário, 17% seriam de branco, nulo ou de eleitores que não pretendem votar. São 2% de indecisos.

Em outros nove cenários de segundo turno, contra outros adversários, a vantagem de Lula também diminuiu. Os oponentes seriam Tarcísio (41% a 36%), Ratinho Jr. (40% a 35%), Zema (43% a 36%), Caiado (42% a 35%), Eduardo Bolsonaro (43% a 33%) e Eduardo Leite (41% a 28%).

Nas disputas contra Ciro Gomes (38% a 33%) e Michelle Bolsonaro (44% a 35%), a queda aconteceu dentro da margem de erro. Renan Santos, presidente do Partido Missão, consta pela primeira vez na pesquisa.

Cenários do 1º turno

Contando com Jair Bolsonaro, o primeiro cenário traz Lula com 32%, contra 27% do ex-presidente. Ciro Gomes aparece com 8%, seguido por Ratinho (7%).

Num segundo cenário, o atual presidente superaria Michelle Bolsonaro (31% a 18%). Contra Tarcísio, a vantagem seria de 35% a 16%. Em outra situação, Lula teria 32% contra 15% de Eduardo Bolsonaro.

Num cenário com Tarcísio e Eduardo, a vantagem do atual presidente seria maior: 38%. O governador de São Paulo teria 20% contra 18% do senador.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest foi realizada entre 6 e 9 de novembro e contou com a participação de 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa, portanto, foi feita uma semana depois da Operação Contenção, nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação das forças de segurança causou a morte de 121 pessoas e gerou forte repercussão.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lindbergh Farias e Gleici Hoffmann se beijam no Carnaval

Aos beijos, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias curtem Carnaval do Rio: “Beijo com gosto de democracia”

Juntos desde 2020, a ministra de Relações Institucionais e o deputado federal trocaram beijos e carícias durante o desfile do Bloco dos Bancários
Lula cumprimenta Edson Fachin durante abertura do Ano Judiciário de 2026

Crise do Master e atuação da PF colocam governo federal em encruzilhada

Questionamentos sobre método da PF e reação de ministros do Supremo elevam tensão entre os Poderes
Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

Ele foi uma das principais referências da ciência política no Brasil
Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro faz mistério sobre candidatura: “Está nas mãos de Deus”

Ex-primeira-dama afirma que prioridade é cuidar do marido, Jair Bolsonaro, que enfrenta complicações de saúde enquanto cumpre pena na Papudinha