Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSarampo volta a se tornar ameaça nas Américas e...

Sarampo volta a se tornar ameaça nas Américas e acende alerta no Brasil

Circulação do vírus no Canadá custou o status de área livre transmissão à região; Brasil registrou 34 casos neste ano

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou nesta semana que a região das Américas – isto é, o território correspondente à América do Sul, Norte, Central, e o Caribe – perdeu o status de área livre de transmissão endêmica do sarampo. O anúncio veio após o registro de que o vírus circulou por 12 meses consecutivos no Canadá, mas outros países dos três continentes também registraram surtos em 2025.

A cobertura média da segunda dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) nas Américas, conforme a OPAS, foi de 79% em 2024; figura muito inferior ao que se recomenda para impedir surtos (95%).

O Brasil chegou a registrar 34 casos confirmados da doença até setembro, com o estado do Tocantins registrando a maioria deles. Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a notícia representa “um grande retrocesso para as Américas e um alerta para o Brasil”.

Leia Mais: Arquivos Epstein: Trump sabia sobre rede de tráfico sexual, sugerem mensagens

O Ministério da Saúde mostra que o Brasil ainda mantém a certificação de eliminação da doença, reobtida em 2024, mas reforça a necessidade da vacinação contra a doença para evitar um aumento no número de casos neste ano; especialmente com o ressurgimento, desde a pandemia da COVID-19, do sentimento antivacina e da resultante queda na adesão vacinal.

“Casos esporádicos como esses não significam retorno da transmissão endêmica, mas indicam que o vírus ainda encontra brechas entre os não vacinados”, informa a pasta.

O sarampo é uma das infecções mais contagiosas que se tem notícia, pois é transmissível por via respiratória e é capaz de ficar suspenso no ar por até duas horas. Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente da Câmara Técnica de Eliminação do Sarampo do Ministério da Saúde, explica que o vírus do sarampo “não poupa suscetíveis”, e que “se dez pessoas entram em contato com alguém infectado e não estão vacinadas, nove vão se contaminar”.

Mas não é esse o único grande perigo do sarampo: Kfouri também informa que, mesmo curada, a pessoa infectada pode ficar com o organismo mais vulnerável a outras infecções por conta de um efeito imunológico do vírus.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Seguranças no Banco Master

PF encontra mensagens de Vorcaro sobre pagamentos de R$ 35 mi a resort ligado a Toffoli

Conversas no celular do dono do Banco Master revelam reclamações sobre cobranças para realizar transferências ao Tayayá
Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público
Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias