Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyleNÃO misture pasta de dente com limão: descubra o...

NÃO misture pasta de dente com limão: descubra o que pode acontecer

O apelo do “barato e caseiro” faz com que muitos ignorem a recomendação profissional e busquem resultados rápidos

Misturar pasta de dente com limão é a combinação conhecida como clareamento caseiro dos dentes. Mas a mistura apresenta malefícios à saúde bucal. Tanto o ácido do limão quanto os abrasivos e agentes químicos presentes em pastas dentais podem danificar esmalte, gengivas ou mucosas.

Uma publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), intitulada “Perigos do Clareamento Dental Caseiro”, de 2016 e atualizada em 2020, diz que procedimentos estéticos feitos fora da supervisão profissional implicam riscos à saúde bucal.

Por que misturar pasta de dente com limão?

Segundo o Diário de Pernambuco, a ideia de quem faz esse tipo de mistura é que o limão que contém ácido cítrico, desgasta superficialmente manchas e esmalte escurecido e a pasta de dente que contém abrasivos ou agentes químicos, como flúor, removem placa ou fazem “efeito” de limpeza mais agressiva.

No entanto, essa junção ignora que o limão já agride o esmalte e que a pasta pode ter fórmula pensada apenas para uso normal, não para esse tipo de “potencialização”.

O barato que sai caro

Quando combinados, o ácido agressivo, abrasivo ou químicos ativos, o efeito pode se multiplicar. O limão pode remover protetores naturais do dente ou deixar a superfície mais porosa.

Juntamente com a pasta essa superfície se torna vulnerável. O resultado é um desgaste acelerado do esmalte, aumento da sensibilidade, risco de lesão na mucosa bucal ou na pele ao redor da boca, irritação e manchas permanentes.

Imagem ilustrativa | Foto: Freepik

Como proceder após usar a mistura?

Se você já fez ou faz frequentemente essa mistura de limão com pasta de dente e não sabia dos riscos, o recomendável é que suspenda o uso da mistura imediatamente. Após a suspensão faça o seguinte:

  • Enxágue bem a boca com água e aguarde de 20 a 30 minutos antes de escovar os dentes novamente, para que o pH da boca normalize e o esmalte se acomode;
  • Vá ao dentista para uma avaliação do esmalte e da mucosa bucal;
  • Na escovação use pasta de dente com flúor apropriado e escova de cerdas macias. Escove de forma leve;
  • Caso sinta a vontade de clarear ou deixar seus dentes esteticamente melhores consulte um profissional habilitado para o procedimento.

Outras receitas caseiras perigosas à saúde

Misturas “caseiras” são populares, mas nem todas são seguras. Algumas das mais famosas são: bicarbonato ou limão puro para clarear os dentes. Vinagre ou água-oxigenada com pasta de dente e clareamentos feitos com produtos de alta concentração sem supervisão.

O uso de carvão ativado em cremes dentais e receitas caseiras de clareamento também cresceram nos últimos anos. Mas de acordo com uma publicação de Havard, em novembro de 2024, não há comprovação científica de que o carvão ativado tenha qualquer efeito clareador.

O uso do carvão pode raspar o esmalte dos dentes, deixando-os mais porosos e suscetíveis à manchas e cáries.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foliões se divertem no Pacotão, tradicional bloco de carnaval com marchinhas que satirizam o cenário político nacional.

Privação de sono, álcool e barulho intenso elevam risco neurológico no Carnaval

Neurologista alerta que combinação comum no Carnaval pode comprometer memória, reflexos, equilíbrio e aumentar risco de crises
Casal celebrando no clube com confetes

Amor de Carnaval sobe a serra? 9 em cada 10 brasileiros acreditam em romance pós-folia

A velha máxima de que "amor de Carnaval não sobe a serra" parece estar perdendo força entre os brasileiros....
Show de Bad Bunny e repercussão online reacendem debate: Brasil é um país latino?

Show de Bad Bunny e repercussão online reacendem debate: Brasil é um país latino?

Formalmente, a América Latina compreende o país brasileiro; mesmo assim, pesquisa revelou que apenas 4% da população se considera latina
Retrato de pessoa se divertindo no carnaval

Carnaval eleva risco de torções e fraturas em bloquinhos de rua; saiba como evitar

Festas de rua reúnem fatores como cansaço, calor, bebida alcoólica e calçados inadequados, que elevam o número de lesões durante a folia