Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloConfira o funcionamento dos serviços estaduais de São Paulo...

Confira o funcionamento dos serviços estaduais de São Paulo no feriado de 15 de novembro

O funcionamento dos serviços estaduais de São Paulo sofrerão alteração neste próximo sábado (15/11) no feriado da Proclamação da República.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Poupatempo
As 245 unidades do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechadas no sábado devido ao feriado da Proclamação da República.

Os atendimentos presenciais serão retomados na segunda-feira (17/11), mediante agendamento prévio e gratuito pelos canais oficiais: portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e WhatsApp (11) 95220-2974.

Durante o feriado, os cidadãos podem acessar mais de 3,5 mil serviços digitais, disponíveis 24 horas por dia. Entre os mais procurados estão a renovação da CNH, o licenciamento de veículos, a consulta de IPVA, a Carteira de Trabalho Digital, o seguro-desemprego e o atestado de antecedentes criminais.

Transportes metropolitanos
O Metrô e a CPTM, ligados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), vão operar normalmente no feriado.

No Metrô na Linha 15-Prata, onde prosseguem os testes com o trem da nova frota que deve circular a partir de 2026, haverá uma mudança. Por conta da atividade, a operação comercial será encerrada às 19h, e os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão entre Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação. No domingo (16/11), a linha volta a operar normalmente a partir das 4h40.

Já na CPTM no sábado (15/11), das 23h30 até o fim da operação comercial, os trens da Linha 12-Safira utilizam a plataforma 2 na estação Engenheiro Manoel Feio, devido à manutenção preventiva nas máquinas de chave dos aparelhos de mudança de via.

Na Linha 11-Coral, entre 21h de sábado e 8h de domingo, as composições circulam pela plataforma 2 nas estações Guaianases, Antônio Gianetti Neto e Calmon Viana.

No domingo, das 4h às 7h, os trens utilizam a plataforma 2 nas estações Jaraguá e Vila Aurora da Linha 7-Rubi. Das 14h às 22h, o embarque e o desembarque devem ser feitos pela plataforma 2 na estação Água Branca e pela plataforma 7 na estação Palmeiras-Barra Funda. Nas estações Botujuru e Campo Limpo Paulista, das 14h às 20h e das 23h até o fim da operação comercial, as composições circulam pela plataforma 2.

Já na Linha 10-Turquesa, entre 4h e 6h, os trens circulam pela plataforma 1 nas estações Guapituba e Ribeirão Pires. Das 14h às 22h, os trens não circulam entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, podendo o passageiro utilizar a Linha 11-Coral como alternativa. As alterações são necessárias para realização de manutenção preventiva de equipamento de via.

Na Linha 11-Coral, também no domingo, os trens utilizam a plataforma 2 na estação Calmon Viana e a plataforma 8 na estação Palmeiras-Barra Funda, para serem realizadas obras de infraestrutura.

Do início da operação comercial até às 8h e das 14h até 24h, os trens da Linha 12-Safira circulam em via única entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista, devido à substituição de cabos da rede aérea do local.

Na Linha 13-Jade, das 14h até o fim da operação comercial, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Engenheiro Goulart e pela plataforma 8 da estação Palmeiras-Barra Funda.

Durante toda a operação comercial de domingo, o Expresso Aeroporto terá intervalo de 1h, devido à revisão geral da rede aérea.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Bom Prato
Algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que operam aos fins de semana e feriados terão funcionamento alterado. As unidades 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus estarão abertas no sábado e no domingo, garantindo refeições saborosas e nutritivas à população em situação de vulnerabilidade durante o fim de semana. Na segunda-feira (17), todas as demais unidades localizadas no estado retomam o atendimento normal.

Veja os endereços das unidades fixas e móveis no link

Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados, pelo link.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.

Parques urbanos
Confira no link os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888, pelo 199 para registro de emergências e pedido de apoio, ou ainda pelo e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Instituições culturais
No feriado, diversos equipamentos culturais do Estado de São Paulo estarão com suas portas abertas para receber o público. Confira os horários de funcionamento:

Bibliotecas

Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) – Aberto das 9h30 às 18h30.

Centro Cultural

Memorial da América Latina – Aberto das 10h às 17h.

Complexo cultural

Mundo do Circo – Aberto a partir das 12h.

Museus Capital

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade – Aberto das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).

Museu da Imagem e do Som (MIS) – Aberto das 10h às 18h.

MIS Experience – Fechado

Museu Catavento – Aberto das 9h às 17h (bilheteria até às 16h).

Museu do Futebol – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até às 17h).

Museu da Língua Portuguesa – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até as 16h30).

Museu das Culturas Indígenas – Aberto das 9h às 20h.

Pinacoteca de São Paulo (Luz, Contemporânea e Estação) – Aberto das 10h às 18h (entrada até às 17h).

Museu das Favelas – Aberto das 10h às 18h.

Paço das Artes – Aberto das 12h às 18h.

Museus no Interior

Museu Casa de Portinari – Aberto das 9h às 18h.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – Aberto das 9h às 18h.

Museu H. P. Índia Vanuíre – Aberto das 9h às 20h.

Museu do Café – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até às 17h).

Escolas

Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO) – Aberto das 9h às 18h

Conservatório de Tatuí – Fechado.

SP Escola de Teatro – Aberto das 9h às 22h

Salas de Concerto

Sala São Paulo – Aberto com Concertos às 16h30 (Osesp, Pierre Bleuse e Jean-Frédéric Neuburger) e às 21h (Encontros Históricos, com Péricles e Arlindinho)

Estação Motiva Cultural – Aberto às 20h30 (Refazendo o disco: Meus caros pianistas, com Francis Hime e convidados)

Teatros

Teatro Sérgio Cardoso – Aberto, a partir das 16h.

Teatro Estadual de Araras – Fechado.

Teatro Procópio Ferreira/Tatuí – Fechado.

Fábricas de Cultura

Setor A (Zona Leste da capital, São Bernardo do Campo e Santos) – Aberto das 9h às 17h

Setor B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape)- Fechadas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Favela do Moinho: Justiça suspende demolições e pede presença da PM contra invasões

Favela do Moinho: Justiça suspende demolições e pede presença da PM contra invasões

Desde abril deste ano, quando deram início ao processo de reassentamento das famílias, a Favela do Moinho vive novela devido a incertezas sobre a destinação dos moradores
SP: bandido invade igreja, rouba caixa de energia e fere vítima, mas acaba preso

SP: bandido invade igreja, rouba caixa de energia e fere vítima, mas acaba preso

Crime ocorreu na Avenida Pires do Rio, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo
Uma foto de um portão de ferro, coberto por algumas trepadeiras de folhas verdes, que revela a entrada de uma casa. O portão está pintado de marrom, e a parede, ao seu lado direito, é de um tom de vermelho terracota. Pendurado no portão, no centro da imagem, há um cartaz retangular branco com letras pretas em caixa alta, que diz:

Assédio de construtoras motiva campanha “Chega de Prédios” em bairro de SP

Moradores da Vila Mariana, bairro tradicional da Zona Sul de São Paulo, relatam que são constantemente abordados e até coagidos por construtoras