O funcionamento dos serviços estaduais de São Paulo sofrerão alteração neste próximo sábado (15/11) no feriado da Proclamação da República.
Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:
Saúde
Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
Poupatempo
As 245 unidades do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechadas no sábado devido ao feriado da Proclamação da República.
Os atendimentos presenciais serão retomados na segunda-feira (17/11), mediante agendamento prévio e gratuito pelos canais oficiais: portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e WhatsApp (11) 95220-2974.
Durante o feriado, os cidadãos podem acessar mais de 3,5 mil serviços digitais, disponíveis 24 horas por dia. Entre os mais procurados estão a renovação da CNH, o licenciamento de veículos, a consulta de IPVA, a Carteira de Trabalho Digital, o seguro-desemprego e o atestado de antecedentes criminais.
Transportes metropolitanos
O Metrô e a CPTM, ligados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), vão operar normalmente no feriado.
No Metrô na Linha 15-Prata, onde prosseguem os testes com o trem da nova frota que deve circular a partir de 2026, haverá uma mudança. Por conta da atividade, a operação comercial será encerrada às 19h, e os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão entre Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação. No domingo (16/11), a linha volta a operar normalmente a partir das 4h40.
Já na CPTM no sábado (15/11), das 23h30 até o fim da operação comercial, os trens da Linha 12-Safira utilizam a plataforma 2 na estação Engenheiro Manoel Feio, devido à manutenção preventiva nas máquinas de chave dos aparelhos de mudança de via.
Na Linha 11-Coral, entre 21h de sábado e 8h de domingo, as composições circulam pela plataforma 2 nas estações Guaianases, Antônio Gianetti Neto e Calmon Viana.
No domingo, das 4h às 7h, os trens utilizam a plataforma 2 nas estações Jaraguá e Vila Aurora da Linha 7-Rubi. Das 14h às 22h, o embarque e o desembarque devem ser feitos pela plataforma 2 na estação Água Branca e pela plataforma 7 na estação Palmeiras-Barra Funda. Nas estações Botujuru e Campo Limpo Paulista, das 14h às 20h e das 23h até o fim da operação comercial, as composições circulam pela plataforma 2.
Já na Linha 10-Turquesa, entre 4h e 6h, os trens circulam pela plataforma 1 nas estações Guapituba e Ribeirão Pires. Das 14h às 22h, os trens não circulam entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, podendo o passageiro utilizar a Linha 11-Coral como alternativa. As alterações são necessárias para realização de manutenção preventiva de equipamento de via.
Na Linha 11-Coral, também no domingo, os trens utilizam a plataforma 2 na estação Calmon Viana e a plataforma 8 na estação Palmeiras-Barra Funda, para serem realizadas obras de infraestrutura.
Do início da operação comercial até às 8h e das 14h até 24h, os trens da Linha 12-Safira circulam em via única entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista, devido à substituição de cabos da rede aérea do local.
Na Linha 13-Jade, das 14h até o fim da operação comercial, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Engenheiro Goulart e pela plataforma 8 da estação Palmeiras-Barra Funda.
Durante toda a operação comercial de domingo, o Expresso Aeroporto terá intervalo de 1h, devido à revisão geral da rede aérea.
Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.
Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Bom Prato
Algumas das 31 unidades do Programa Bom Prato que operam aos fins de semana e feriados terão funcionamento alterado. As unidades 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus estarão abertas no sábado e no domingo, garantindo refeições saborosas e nutritivas à população em situação de vulnerabilidade durante o fim de semana. Na segunda-feira (17), todas as demais unidades localizadas no estado retomam o atendimento normal.
Veja os endereços das unidades fixas e móveis no link
Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.
Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.
O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados, pelo link.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.
Parques urbanos
Confira no link os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888, pelo 199 para registro de emergências e pedido de apoio, ou ainda pelo e-mail: defesacivil@sp.gov.br.
Instituições culturais
No feriado, diversos equipamentos culturais do Estado de São Paulo estarão com suas portas abertas para receber o público. Confira os horários de funcionamento:
Bibliotecas
Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) – Aberto das 9h30 às 18h30.
Centro Cultural
Memorial da América Latina – Aberto das 10h às 17h.
Complexo cultural
Mundo do Circo – Aberto a partir das 12h.
Museus Capital
Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade – Aberto das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Aberto das 10h às 18h.
MIS Experience – Fechado
Museu Catavento – Aberto das 9h às 17h (bilheteria até às 16h).
Museu do Futebol – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até às 17h).
Museu da Língua Portuguesa – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até as 16h30).
Museu das Culturas Indígenas – Aberto das 9h às 20h.
Pinacoteca de São Paulo (Luz, Contemporânea e Estação) – Aberto das 10h às 18h (entrada até às 17h).
Museu das Favelas – Aberto das 10h às 18h.
Paço das Artes – Aberto das 12h às 18h.
Museus no Interior
Museu Casa de Portinari – Aberto das 9h às 18h.
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – Aberto das 9h às 18h.
Museu H. P. Índia Vanuíre – Aberto das 9h às 20h.
Museu do Café – Aberto das 9h às 18h (bilheteria até às 17h).
Escolas
Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO) – Aberto das 9h às 18h
Conservatório de Tatuí – Fechado.
SP Escola de Teatro – Aberto das 9h às 22h
Salas de Concerto
Sala São Paulo – Aberto com Concertos às 16h30 (Osesp, Pierre Bleuse e Jean-Frédéric Neuburger) e às 21h (Encontros Históricos, com Péricles e Arlindinho)
Estação Motiva Cultural – Aberto às 20h30 (Refazendo o disco: Meus caros pianistas, com Francis Hime e convidados)
Teatros
Teatro Sérgio Cardoso – Aberto, a partir das 16h.
Teatro Estadual de Araras – Fechado.
Teatro Procópio Ferreira/Tatuí – Fechado.
Fábricas de Cultura
Setor A (Zona Leste da capital, São Bernardo do Campo e Santos) – Aberto das 9h às 17h
Setor B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape)- Fechadas.
