Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilManifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém...

Manifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém durante a COP30

Protesto pacífico não representou perigo ao evento, afirmou a ONU; manifestantes pedem a suspensão de projetos de desenvolvimento na Amazônia

Dezenas de manifestantes indígenas bloquearam a frente do local da cúpula COP30 em Belém (PA) na manhã de sexta-feira (13/11), em protesto que forçou os delegados a usarem uma entrada lateral para retomar as negociações sobre o combate às mudanças climáticas.

Em meio ao protesto pacífico, a segurança foi reforçada e havia longas filas de delegados esperando para entrar no amplo complexo, que foi construído no local de um antigo aeroporto em Belém.

A instalação está sediando a conferência anual da ONU sobre o clima, em que delegados de 195 governos buscam garantir avanços no combate ao aumento das temperaturas globais que ameaça ecossistemas delicados e essenciais, incluindo a floresta amazônica.

Os manifestantes pedem que o governo brasileiro suspenda todos os projetos de desenvolvimento na Amazônia, incluindo mineração, extração de madeira, perfuração de petróleo e a construção de uma nova ferrovia para o transporte de produtos agrícolas e de mineração.

“Presidente Lula, estamos aqui na frente da COP porque queremos que o senhor nos escute. Não aceitamos ser sacrificados para o agronegócio”, dizia um comunicado do grupo indígena Munduruku, responsável pelo protesto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem destacado as comunidades indígenas como fundamentais nas negociações da COP30 deste ano.

O território Munduruku abrange quase 24.000 km² no coração da floresta amazônica.

“Quem protege o clima somos nós, e a Amazônia não pode continuar sendo destruída para enriquecer grandes empresas”, acrescentou o comunicado dos indígenas Munduruku.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, foi visto negociando com o grupo do lado de fora do local do evento. A organização climática da ONU afirmou que não havia perigo decorrente do protesto.

Na terça-feira, dezenas de manifestantes forçaram a entrada no local da COP30 e entraram em confronto com os seguranças. Mais tarde, eles defenderam essa ação, dizendo que queriam demonstrar o desespero de sua luta pela proteção da floresta.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas