A Copa do Mundo de 2026 será a última de Cristiano Ronaldo como jogador. O craque corre o risco de ficar de fora dos primeiros jogos da competição.
O atacante da Seleção Portuguesa foi expulso no jogo contra a Irlanda, na última quinta-feira (13/11), depois de desferir uma cotovelada no zagueiro Dara O’Shea, fora da jogada. O VAR entrou em ação e o juiz de campo aplicou o vermelho. Cristiano Ronaldo, inclusive, já deixou a concentração da Seleção.
Essa foi a primeira expulsão do atacante em 226 partidas disputadas pela Seleção Portuguesa.
Com apenas mais uma partida para realizar nas eliminatórias, contra a Armênia, os portugueses garantirão a vaga para a Copa do Mundo em caso de vitória. Um empate também pode ser o suficiente dependendo de outros resultados, o que faz com que uma participação na repescagem, onde Cristiano poderia gastar jogos de uma possível suspensão, seja um cenário improvável.
O artigo 14 do capítulo 2 do Código Disciplinar da Fifa diz que, “Jogadores e oficiais serão suspensos por má conduta por ao menos três jogos ou um período apropriado de tempo por agressão, incluindo cotoveladas, socos, chutes, mordidas ou cuspidas”.
O regulamento da FIFA prevê que suspensões aplicadas nas Eliminatórias sejam cumpridas na Copa, caso necessário. Desta forma, se for punido pelo Comitê Disciplinar com mais de uma partida, o atacante ficará suspenso nos primeiros jogos da principal competição de seleções do mundo.
