Por: Maria Clara Wunderlich
A Black Friday é um período no final do ano, conhecido pelas promoções e descontos em produtos e serviços oferecidos por empresas dos mais diferentes setores. Criada nos Estados Unidos, a data acontece logo após o Dia de Ação de Graças, sendo que a data mais comum para compras é na última sexta-feira do mês. No Brasil, a Black Friday não tem um dia específico, embora as promoções geralmente aconteçam durante o mês de novembro.
Neste ano, uma novidade promete fazer a diferença para quem busca um bom negócio: usando modelos de inteligência artificial, como o Chat GPT, é possível identificar descontos, além de lojas e sites confiáveis para quem quer fazer compras com segurança. Veja como utilizar prompts para aproveitar melhor a sua Black Friday.
Como usar o Chat GPT na Black Friday?
Existem alguns prompts, testados pela redação da TMC, que funcionam para encontrar descontos e produtos em promoção.
1. Encontrar promoções para um produto específico
“Liste as melhores promoções atuais para [nome do produto] em lojas confiáveis ou [nome da loja] . Compare preços, frete e prazo de entrega.”
2. Pedir alternativas mais baratas
“Quais são as alternativas mais baratas e bem avaliadas para [nome do produto] nesta Black Friday? Traga links e preços.”
3. Ver se vale a pena esperar por uma promoção
“Historicamente, o preço de [nome do produto] costuma cair mais na Black Friday ou em outra data? Vale a pena comprar agora?”
Testando os prompts
Usando o prompt “Liste as melhores promoções atuais para [nome do produto] em lojas confiáveis ou [nome da loja]. Compare preços, frete e prazo de entrega”, para encontrar eletrodomésticos no Mercado Livre com promoções da Black Friday, a seguinte resposta foi apresentada.

Acessando os links, é possível encontrar produtos listados na categoria “Black Friday” do site:

Mesmo sendo uma época em que lojas físicas e e-commerces têm preços e condições especiais ao consumidor, também é um período de golpes e fraudes: dados da Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, mostram que mais de 100 páginas falsas são criadas diariamente por cibercriminosos para enganar consumidores.
E ainda segundo a Serasa, os principais crimes na Black Friday são: phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas), anúncios falsos, troca de QR Code ou chave Pix no momento do pagamento, desviando o pagamento e criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
Carlos Rafael Gimenes das Neves, Professor do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM, explica sobre como funcionam esses perfis fraudulentos. “Os criminosos costumam criar perfis falsos um mês antes, em outubro, e sobem comentários falsos para parecer que a conta já existia antes.”
Sua sugestão é observar se a conta ou empresa já existe há pelo menos quatro meses, ler os comentários e a quantidade de vendas até o momento.
Esses tipos de golpe podem acontecer principalmente pelo uso da Inteligência Artificial, que é capaz de reproduzir sites e promoções realistas, enganando os usuários.
Apesar disso, é possível utilizar a IA a favor do consumidor. Por isso, a redação criou prompts para testar se os sites são confiáveis.
Prompts para fazer compras seguras
1 . Verificar se o site é seguro
“Analise este site e diga se é confiável para compras: [URL da loja]. Verifique reputação, CNPJ, reclamações e sinais de golpe.”
2. Checklist de segurança para comprar online
“Me forneça um checklist rápido para garantir que uma compra online na Black Friday seja segura.”
3. Confirmar autenticidade de uma promoção suspeita
“Esta oferta parece suspeita: [descrição/link]. Analise e diga se há riscos.”
Por meio do prompt 2, “Me forneça um checklist rápido para garantir que uma compra online na Black Friday seja segura”, o modelo de IA traz uma série de dicas para fazer a verificação da plataforma ou site escolhido para compras:

Dessa forma, é possível alinhar o consumo ao uso da Inteligência Artificial para fazer compras seguras na Black Friday 2025.
