Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasACIMA dos 60 anos: nova lei de trabalho pode...

ACIMA dos 60 anos: nova lei de trabalho pode trazer benefícios; entenda

Veja como projeto de lei pretende atualizar Estatuto do Idoso e obrigar governo a incentivar a contratação de trabalhadores acima dos 60 anos

Desde 2023 circula nos bastidores do congresso Projeto de Lei 3661/2023, apresentado pelo deputado, Carlos Henrique Gaguim (União-TO), onde o poder público é obrigado a desenvolver ações e projetos que estimulem a contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais.

O texto altera a Lei 10.741/2003, do Estatuto do Idoso, e tem como principal objetivo a valorização de idosos no mercado de trabalho e a luta contra o etarismo, preconceito com pessoas mais velhas no mercado.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Mesmo o plano alterando uma lei de 2003, ele está anexado ao PL 6930/2006, norma essa que aborda questões de políticas públicas para idosos onde ambos são analisados juntos em comissões da Câmara.

Leia: Esse pode ser o novo direito dos idosos garantido por lei; veja qual

A legislação nos dias de hoje

O Estatuto do Idosos garante direitos ao trabalho e à proibição de discriminação por idade. Ele também prevê estímulo à profissionalização de pessoas idosas, mas não estabelece algo obrigatório ou programas específicos do poder público.

Com a aprovação do PL 3661/2023, essas lacunas seriam preenchidas. O estatuto do idoso, atualmente, determina que qualquer ato de etarismo ou descumprimento dos direitos garantidos são crimes de discriminação, sujeito às sanções previstas no Código Pena.

Órgãos como o Ministério Público e Defensorias Públicas podem atuar para a proteção dos direitos do idoso.

Como o novo PL funciona?

O projeto determina que a União, estados e municípios desenvolvam ações como: convênios, acordos e protocolos com entes públicos e entidades privadas, programas de capacitação profissional e campanhas educativas para conscientizar empregadores sobre o valor da experiência de pessoas idosas.

O texto ainda não apresenta outros detalhes como valores ou incentivos fiscais.

Saiba mais… Relembre a lei que ajuda o idoso a se livrar de dívidas

O projeto determina que a União, estados e municípios desenvolvam ações como: convênios, acordos e protocolos com entes públicos e entidades privadas, programas de capacitação profissional e campanhas educativas para conscientizar empregadores sobre o valor da experiência de pessoas idosas. | Fot: Freepik

Como participar?

O projeto ainda segue pendente de aprovação, mas caso ocorra, o público-alvo (60 anos ou mais) poderá se inscrever em programas públicos de capacitação e de oportunidades de emprego criadas em parceria com empresas e organizações sociais.

O projeto estabelece que as políticas de estímulo à contratação devem ser implementadas pelos entes públicos e seus parceiros, visando ampliar a inclusão da população idosa no mercado de trabalho.

Aprovação

Para que o projeto seja aprovado é necessário passar pelas seguintes etapas: avaliação de mérito, constitucionalidade e impactos da proposta, sugestões de alterações ou melhorias no texto, votação em plenário na Câmara dos deputados e, caso seja aprovado, o texto segue para o Senado Federal, para um processo semelhante mencionado.

Após essas etapas, o projeto segue para ser sancionado pelo Presidente da República.

Idosos e o relacionamento com o mercado de trabalho

O relatório da PNAD Contínua do IBGE, mostrou que no primeiro trimestre de 2025 cerca de 39,9% das pessoas fora do mercado de trabalho têm entre 60 anos ou mais.

O mesmo levantamento ainda aponta que as regiões sudeste (21,7%) e sul (21,5%) do Brasil, têm os maiores percentuais de idosos fora do mercado de trabalho. Já nas regiões norte e nordeste os dados são menores, apresentando cerca de 26,9% e 33,3% respectivamente.

Outro levantamento da pesquisadora Janaína Feijó, do FGV IBRE, entre 2012 e 2024, o número de idosos que trabalham cresceu 68,9%, foram cerca de 8,6 milhões de ocupados.

Além disso, a população 60+ cresceu em 55,4% no mesmo período, segundo o estudo. Mas há uma mudança no perfil desses idosos.
Muitos estão optando por ficar ativos no mercado de trabalho, seja por autonomia ou necessidade econômica.

E mais: Lei oferece bolsa para cuidadores de idosos no Paraná

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...