Chegou a hora do segundo dia de provas do Enem 2025, que acontece neste domingo (16/11) em todo o Brasil – com exceção às cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Matemática e ciências da natureza serão os eixos temáticos das 90 questões deste final de semana: confira as informações mais importantes para quem vai prestar a prova.
Leia Mais: Enem 2025: professor dá dicas para os estudantes que farão a prova neste domingo (16/11)
Como será o segundo dia
A segunda etapa do Enem 2025 trará 90 questões objetivas e será focado nas ditas ciências exatas, divididas entre Matemática e Ciências da Natureza. O primeiro dia de provas, ocorrido no último domingo (9), teve as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.
As plataformas educacionais devem publicar um gabarito extraoficial ao longo do dia, enquanto a relação oficial das respostas deve ser divulgada pelo Inep ao longo da semana.
Horários e fusos
Na maior parte do país (horário de Brasília), os portões abrem às 12h e fecham às 13h, sem adiamentos, enquanto a prova terá início às 13h30. Programe-se para sair de casa e chegar a tempo, considerando a distância, trânsito e tempo de deslocamento total até o seu local de prova. Os candidatos terão até as 18h30 para finalizarem a prova.
Quem irá prestar o Enem nos estados de Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem se atentar ao fuso horário: nesses locais, o exame inicia às 12h30 e termina às 17h30. Da mesma forma, candidatos no Acre irão iniciar a prova às 11h30, com término às 16h30.
O que é obrigatório levar ao Enem?
Para prestar a prova e preencher o gabarito corretamente, o candidato deve levar um documento com foto e caneta preta transparente. Itens como mochila, garrafa d’água, lanches e outros materiais devem seguir as regras divulgadas.
