A comunista Jeannette Jara e o conservador José Antonio Kast devem disputar o segundo turno das eleições presidenciais chilenas, marcado para 14 de dezembro. Com grande parte das urnas já apuradas neste domingo (16), Jara aparece à frente, seguida de perto por Kast.
Como nenhum candidato ultrapassou a maioria absoluta dos votos, a definição da presidência ficará para o confronto direto entre os dois nomes que representam polos opostos do espectro político.
Na sequência, aparecem Franco Parisi, Johannes Kaiser e Evelyn Matthei. Além de Kast, Matthei era considerada favorita por setores da centro-direita tradicional, enquanto Kaiser se apresentava como alternativa ainda mais à direita.
Pesquisas indicam que o candidato conservador chega ao segundo turno com chances significativas de vitória. A votação deste domingo também marcou o retorno do voto obrigatório nas eleições presidenciais, prática que não ocorria desde a redemocratização, em 1990. Na última disputa nacional, há quatro anos, a abstenção havia sido de 53%.
