O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD-SP), reconheceu que o secretário da Segurança Pública do estado licenciado, Guilherme Derrite (Progressistas-SP), cometeu um “equívoco” na primeira versão apresentada do texto da PL Antifacção, durante entrevista à TMC, nesta segunda-feira (17/11).
“Com certeza tinha um equívoco porque ele não deixava claro a atuação em relação à Polícia Federal, submetendo a Polícia Federal a autorização dos governos estaduais. Ele entendeu que isso não estava sendo interpretado, mudou e fez algumas alterações. Essa é a verdadeira discussão do Congresso. Eu defendo uma discussão, mas a gente não pode pensar em ter algo que o Governo federal apresentou inicialmente”, disse.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Ramuth afirmou que o que é mais relevante na discussão do projeto é o endurecimento das penas para crimes mais graves. “A gente tem que tirar a questão ideológica de lado e tentar criar uma maioria no Congresso para que a gente aprove um projeto endurecendo as penas, que esse sim é o ponto”.
Cracolândia
“Na verdade, o que tínhamos lá ia muito além de um problema social. Era um retrato do poder público ausente e resolvemos agir em um problema de 30 anos que parecia ser impossível de ser resolvido. Hoje temos a segurança e a convicção que de fato ela acabou e não voltará a existir”, disse Ramuth quando questionado sobre o fim da Cracolândia, no Centro da cidade de São Paulo.
O vice-governador ainda ressaltou que o trabalho do Ministério Público de São Paulo e a desocupação da Favela do Moinho ajudaram no combate ao consumo e comércio das drogas na região central da capital paulista.
Sobre uma possível nova formação de grandes concentrações de pessoas consumindo drogas, Ramuth afirmou que isso não vai voltar acontecer e que o governo segue trabalhando.
“Isso não vai voltar a acontecer. Não vamos deixar isso acontecer. Em relação a pequenos grupos a gente precisa atuar, sim, principalmente contra traficantes e a abordagem oferecendo tratamento. É uma missão do governo do estado seguir combatendo o crime seja em grande e pequenas proporções”.
Vice-governador finalizou a conversa com os apresentadores Felipe Bueno e Joana Treptow falando sobre o leilão, que acontece no próximo dia 28 deste mês, para a construção do novo centro administrativo do Governo do Estado, no Centro da capital paulista.
