Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilBrasil produz mais petróleo e gás, reduz emissões e...

Brasil produz mais petróleo e gás, reduz emissões e antecipa meta climática em 7 anos

Setor de óleo e gás aumenta produção, corta CO₂ e vira case global de eficiência ambiental

O Brasil fez bonito na COP30 (17/11): mesmo elevando em 13,4% a produção de petróleo e gás em 2023, o país conseguiu reduzir 5,8% das emissões do setor, segundo o 3º Inventário Setorial de Emissões do IBP. E o lance mais impressionante? A intensidade de carbono do upstream chegou a 15,69 kg CO₂e/BOE, praticamente encostando na meta que só deveria ser alcançada em 2030 — 15,00 kg CO₂e/BOE. O feito coloca o Brasil anos à frente da própria agenda climática e abaixo da média global, de 17,10 kg CO₂e/BOE.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O que explica esse salto de eficiência

O levantamento mostrado em Belém, na COP30, consolida dados que representam 98,2% da produção nacional e 90,6% das emissões de Escopo 1 e 2. Mesmo acelerando a produção, a indústria conseguiu “cortar” o equivalente a 3,6 milhões de toneladas de CO₂, o que, segundo o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, é “comparável às emissões de uma cidade do porte de Belo Horizonte”. A eficiência crescente virou o cartão de visita da transição energética brasileira.

O inventário também detalha como cada etapa da cadeia impacta o clima: o Upstream responde por 48,8% das emissões, enquanto o Downstream fica com 42,9%. Já o metano, considerado um dos vilões climáticos globais, representa apenas 5% das emissões totais. As empresas seguem alinhadas ao compromisso internacional Global Methane Pledge, voltado à redução de 30% desse gás até 2030.

Além disso, o setor apresentou avanços no uso de CO₂ renovável associado à produção de biomassa, alinhado ao programa Combustível do Futuro, que estimula tecnologias de baixo carbono. O levantamento foi auditado por consultorias independentes em 61% das empresas participantes, reforçando o grau de transparência e governança — algo cada vez mais exigido no mercado global.

Com o resultado, o Brasil passa a figurar na lista dos países que produzem petróleo com menor impacto ambiental. E, num momento de pressão global por cortes de emissões, o dados do inventário reforçam que eficiência climática e crescimento energético não só podem andar juntos — como já estão andando.

Leia mais: Petrobras fecha acordo para exportar 6 milhões de barris de petróleo à Índia e amplia cooperação comercial

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas