O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos vão agilizar os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para a Copa do Mundo de 2026, que contará com jogos em 11 cidades norte-americanas.
Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem às partidas do Mundial, a ser realizado de 11 de junho a 19 de julho do próximo ano. O México e o Canadá também sediarão jogos.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Trump disse aos repórteres no Salão Oval da Casa Branca que as agências governamentais trabalharam “para garantir que os torcedores de futebol de todo o mundo sejam devidamente examinados e possam vir facilmente aos EUA no próximo verão”.
O presidente disse que seu governo acelerou a emissão de vistos para pessoas da maioria dos países, sendo que o tempo de espera agora é de cerca de 60 dias. Ele disse que a Copa do Mundo poderia gerar US$ 30 bilhões e criar 200 mil empregos.
O secretário Marco Rubio disse que o Departamento de Estado acrescentou 400 funcionários consulares para processar vistos, dobrando a presença em determinados países.
“Os EUA estão oferecendo agendamentos prioritários para que os torcedores possam concluir suas entrevistas de visto e mostrar que estão qualificados”, disse Rubio.
Na Casa Branca, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que de 5 milhões a 10 milhões de pessoas virão aos EUA para assistir aos jogos.
Leia Mais: Ex-Flamengo será novidade na escalação da Seleção Brasileira para enfrentar a Tunísia
Mais de um milhão de ingressos foram comprados até agora por torcedores de 212 países, informou a Fifa.
Em um comunicado, o órgão regulador do futebol disse que os portadores de ingressos receberiam mais informações sobre o sistema de prioridade de agendamento de vistos no início de 2026.
Por Reuters
