Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoMaria Firmina dos Reis: conheça uma das pioneiras da...

Maria Firmina dos Reis: conheça uma das pioneiras da literatura brasileira

Maria Firmina dos Reis, considerada por muitos a primeira escritora brasileira, foi uma autora maranhense, negra, autodidata, feminista e abolicionista

Afirmar quem foi a primeira escritora brasileira não é tão fácil, mas um nome reúne um raro consenso entre pesquisadores, jornalistas e historiadores. Trata-se de Maria Firmina dos Reis, uma mulher negra, feminista e abolicionista.

Nascida em 1822, na Ilha de São Luís, no Maranhão, Maria Firmina foi autoditada e, em 1847, chegou a ser aprovada em um concurso para professora de primeiras letras no interior do estado. A educação sempre foi muito presente em sua vida e, na década de 1880, fundou a primeira escola mista do Estado, que se tornou um marco na história educacional do país.

O jornalista e poeta brasileiro Nascimento Morais Filho descreveu a escola fundada por Maria Firmina como “uma revolução social pela educação e uma revolução educacional pelo ensino”, destacando “o seu pioneirismo subversivo de 1880”.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Imagem de Maria Firmina dos Reis
(Foto: Domínio Público)

Em 1859 que Maria Firmina publicou “Úrsula”, seu primeiro livro. Nele, um jovem cavaleiro sofre um acidente e é resgatado por um homem negro escravizado, que o conduz até a propriedade mais próxima. Ali, encontram Úrsula, a moradora da casa. Os personagens secundários, Túlio e Susana, também negros escravizados, aparecem na narrativa como figuras que contestam e expõem as injustiças do regime escravocrata em que estão submetidos.

Em 1861, a autora publicou o romance indianista “Gupeva”. A obra apresenta uma perspectiva crítica sobre a colonização e o mito da formação da nação brasileira. Além de romances, também escreveu poemas, crônicas e contribuiu com a imprensa local.

Com pouco reconhecimento em vida, Maria Firmina faleceu em 1917, com 92 anos. Somente décadas depois houve o resgate das obras da autora e o devido reconhecimento ao seu legado. Em 2022, na Praça do Pantheon, no Centro Histórico, em São Luís, foram reinaugurados 18 bustos de personalidades da literatura maranhense, como o da autora.

Em 2024, a editora Antofágica, que tem como objetivo trazer grandes obras clássicas da literatura, publicou o primeiro romance de Maria Firmina. O posfácio contou com com textos da renomada escritora Conceição Evaristo e pelas professoras Fernanda Miranda e Régia Agostinho.

Capa do livro "Úrsula"
(Foto: Reprodução/Editora Antofágica)

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

foto da obra time

Exposição “CONTEMPORÂNEO” estreia em SP com foco no feminino e crítica social

A partir de 14 de outubro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que...
Animação de três mulheres em um fundo azul. Cada uma segura uma espécie de arma na mão.

Guerreiras do K-Pop, fenômeno da Netflix, vão virar brinquedo; entenda

Parceria inédita entre Netflix, Mattel e Hasbro transforma o sucesso “Guerreiras do K-Pop” em brinquedos e jogos que prometem dominar 2026
Duas mulheres se encaram em um fundo de céu roxo. Uma mulher segura uma vassoura e é verde. A outra é branca e segura uma varinha.

Que horas abre a venda de ingressos para première de “Wicked: Parte 2”?

As vendas começam nesta sexta-feira (31), às 13h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site oficial da Cinemark
Celular e TV transmitindo tela da Netflix

10 filmes que estão em alta na Netflix para você curtir nesta semana

Alguns dos destaques da semana incluem títulos que vão do drama ao humor, passando por animações e filmes de ação