Nesta segunda-feira (17), o Governo Federal publicou as regras da “Bolsa Mais Professores”, iniciativa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que busca incentivar o ingresso e à permanência de docentes na educação básica pública.
Segundo o Poder 360, o programa oferece apoio financeiro e formação continuada para professores em início de carreira, especialmente em áreas com maior carência de profissionais.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Qual o valor da “Bolsa Mais Professores?”
Cada professor selecionado recebe R$ 2.100 mensais, por um período máximo de 24 meses. O benefício é complementar ao salário e não interfere no cálculo do piso nacional da categoria. A bolsa tem caráter temporário e não pode ser prorrogado.
Quais profissionais podem participar?
São considerados professores ingressantes aqueles que se encontram em fase probatória após aprovação em concurso público, os que foram contratados especificamente para atender ao programa e também aqueles que possuem vínculo funcional de pelo menos dois anos. Em todos os casos, é obrigatório que o docente tenha licenciatura ou formação pedagógica reconhecida pelo MEC.
Formação oferecida
O formato do curso é de especialização a distância, com carga horária de 360 horas e duração de dois anos. O objetivo é fortalecer a prática pedagógica e oferecer apoio durante os primeiros anos de atuação.

Como funciona o processo de seleção para o programa “Mais Professores?”
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção será conduzida pelas redes públicas que participarão do programa. Cada Estado ou município poderá definir critérios próprios, mas a Prova Nacional Docente poderá ser utilizada como pontuação adicional. Há também a possibilidade de indicação de um professor mentor, que acompanhará o bolsista em sua trajetória inicial.
Adesão ao projeto “Mais professores”
A participação dos Estados e municípios é voluntária e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A Capes publicará editais com critérios de distribuição das bolsas, levando em conta indicadores como formação docente, nível socioeconômico das escolas e o Ideb.
Como saber mais informações do Programa “Mais Professores”?
Para consultar mais dados e tirar dúvidas, você pode acessar o site do MEC, pelo endereço: https://www.gov.br/mec/pt-br
