Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolítica"Alteração legislativa não resolve o problema da segurança", diz...

“Alteração legislativa não resolve o problema da segurança”, diz Gakiya sobre PL Antifacção

O promotor de Justiça, Lincoln Gakiya foi entrevistado na TMC nesta terça-feira (18/11)

“Eu não acredito que a apenas uma alteração legislativa vá resolver o problema da segurança pública do país. A gente precisa de mudanças estruturais e de políticas públicas de Estado na área de segurança para que a gente possa avançar”, disse o promotor de Justiça, Lincoln Gakiya, em entrevista à TMC, nesta terça-feira (18/11).

Para Gakiya o grande problema é a falta de coordenação e integração das polícias. “Precisamos que a Polícia Federal e as polícias estaduais consigam atuar de maneira integrada, coordenada e cooperativa. No primeiro texto havia uma participação mais subsidiaria da PF no combate às organizações criminosas que são transnacionais, interestaduais, como é o caso do PCC, do CV e das milícias. No caso da PL do governo, também havia um excesso de poderes para Polícia Federal, praticamente a competência e atribuição para investigar crimes seria missão da PF. Nenhum dos dois projetos atendia o interesse da segurança pública que é a integração e coordenação”, afirmou.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Atuando no GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo, há mais de 20 anos, o promotor acredita que o grande problema do crime organizado atualmente é a proporção que tomou.

“O PCC e o Comando Vermelho são organizações que deixaram há muito tempo os muros das penitenciárias para ganhar as comunidades, as cidades e atuar no Brasil todo. No caso do PCC, em mais de 28 países. O que assola a população hoje, principalmente carente, é que parte do território nacional, principalmente nas grandes cidades, uma parte da população vive dominada pelas organizações criminosas, é isso que impacta no dia a dia e precisa ser atacado”, disse.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Boneco do Lula da Acadêmicos de Niterói

Boneco de Lula aparece desmontado e sendo arrastado após desfile na Sapucaí; veja vídeo

As imagens foram compartilhadas pelo ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) em suas redes sociais, que escreveu: "No fim, o bem vencerá o mal"
Viviane Barci e Alexandre de Moraes

PF investiga motivações de vazamento de dados de esposa de Alexandre de Moraes

PF quer saber se havia interesse político ou financeiro nas consultas irregulares de informações fiscais dos ministros do STF e de seus familiares
Alexandre de Moraes

Moraes pede quebra sigilo de servidores suspeitos de violar dados de ministros do STF

Moraes mirou quatro servidores públicos da Receita para investigar se receberam dinheiro em troca do vazamento dos dados
Foliões da escola de samba Beija-Flor se apresentam durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Foto: Pilar Olivares/Reuters

Beija-Flor surpreende com barco que se transforma em Mãe D’água na Comissão de Frente

Efeito especial integra apresentação do enredo "Bembé" sobre candomblé de Santo Amaro na segunda noite do Grupo Especial do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro