Nesta terça-feira(18), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, isso inclui unidades de investimento, corretora e outras entidades do grupo.
O conglomerado, classificado como de crédito diversificado, de porte pequeno e enquadrado no segmento S3 da regulação prudencial, tem como instituição líder o Banco Master S/A e representa 0,57% do ativo total e 0,55% das captações do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Segundo a nota do BC, a ação é causada pelo motivo de crise de liquidez enfrentada pelo grupo, por graves violações às normas que regem a atividade das instituições do SFN.
O que aconteceu?
Nesta terça (18), o fundador do Banco Master e empresário, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal.
Segundo a Agência Brasil, a prisão acontece em meio a Operação Compliance Zero, que tem o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.
O banco já vinha sendo alvo da PF há algum tempo, nesta semana a TMC publicou que o INSS suspendeu a instituição de oferecer empréstimos consignados. A suspensão ocorreu em setembro.
O órgão recebia diversas reclamações sobre a instituição financeira, sendo as principais: dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.
Investi em CDBs no Banco Master, e agora?
Com a liquidação extrajudicial do Banco Master decretada pelo Banco Central, o FGC foi acionado para pagar os investidores credores, entre eles os detentores de CDBs.
Segundo o FGC, esses instrumentos estão entre os produtos garantidos pelo fundo.
Leia: Em processo de liquidação, Banco Master é investigado por emissão de ações fraudulentas
O FGC cobre até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira, para depósitos e investimentos garantidos como CDBs.
Os valores citados acima desse teto não são automaticamente reembolsados pelo FGC e ficam sujeitos ao processo de liquidação, que pode se estender por anos.
O FGC não autoriza intermediários cobrando taxa para fazer esse processo. Segundo o próprio fundo, não há credenciamento de empresas para negociar pedidos de pagamento de garantia, nem pedido de depósito para liberar repasses.
Após a assinatura do termo, o valor será creditado em conta em até 48 horas úteis.
Leia também: Banco Master: diretor-geral da Polícia Federal diz que fraude pode chegar a R$ 12 bilhões

O histórico do banco Master
Este ano, a Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeitas de emissão de operações financeiras fraudulentas, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) encontrou indícios de que o patrimônio do banco foi inflado com aportes em empresas sDD, com negócios ligados à família do fundador Daniel Vorcaro.
Em Brasília, parlamentares também disseram que a tentativa de aquisição do banco pelo BRB pode expor o patrimônio público, à luz das investigações da Operação Carbono Oculto, que aponta para crimes de lavagem de dinheiro.
Há riscos na supervalorização de ativos e na carteira de precatórios, o que comprometeria a liquidez e a solidez financeira da instituição.
E mais… Aquisição do banco Master por consórcio árabe espera aprovação do Banco Central e do CADE
