O ex-jogador do Santos, Robson de Souza (Robinho), foi transferido na última segunda-feira (17) da Penitenciária II de Tremembé-SP, conhecida como “presídio dos famosos”, para o Centro de Ressocialização de Limeira, no interior do Estado de São Paulo.
Segundo a Agência Brasil, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse que a mudança foi feita a pedido da defesa de Robinho, por bom comportamento e por ser réu primário.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Processo judicial
Robinho foi preso em março de 2024, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou no Brasil a sentença italiana que o condenou a nove anos de reclusão por participação em um estupro coletivo.
Segundo o GP1, a decisão italiana foi aceita pelo Judiciário brasileiro, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. Robinho vai permanecer em regime fechado e, segundo fontes só poderá ir para regime semiaberto a partir de 2027. Isso, se for aceito.
Histórico de prisão e condutas internas
Enquanto estava preso em Tremembé, Robinho participou de programas de ressocialização oferecidos pela SAP. Concluiu curso de Eletrônica Básica e Rádio e TV, segundo registros da pasta.
A SAP disse que a transferência não foi por privilégios, mas por pedido formal da defesa.
Série Tremembé no Prime Video
O Prime Video lançou uma das séries mais faladas no Brasil nos último dias: Tremembé. A obra de true crime mostra a vida dentro da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé (SP), conhecida por abrigar presos de grande repercussão nacional.
Dirigido por Vera Egito, o projeto tem participação no roteiro de Ulisses Campbell, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio.
A inspiração vem de dois livros de true crime escritos por Campbell: Suzane: Assassina e Manipuladora e Elize Matsunaga: A Mulher Que Esquartejou o Marido.
Leia também: Tremembé: veja os presos famosos que não apareceram na série do Prime Video
A série retrata vários detentos célebres como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Daniel e Christian Cravinhos, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni e Roger Abdelmassih, entre outros.
Não é focada em um único personagem, mas sim nas dinâmicas entre esses presos notórios dentro da prisão. Robinho não é citado como personagem real ou inspirado na série.
E mais… Por que o “Diário de Tremembé” provocou a Justiça e foi engavetado
