Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF barra lei do RJ e impede “pets emocionais”...

STF barra lei do RJ e impede “pets emocionais” de circularem na cabine dos voos

Corte decidiu que só o Congresso pode criar regras para transporte aéreo e manteve suspensão da norma fluminense que liberava bichos de apoio emocional na cabine

O Supremo Tribunal Federal manteve suspensa a Lei 10.489/2024 do Rio de Janeiro, que obrigava companhias aéreas a transportar gratuitamente animais de apoio emocional na cabine de voos nacionais e internacionais (19/11). A maioria dos ministros acompanhou a liminar de André Mendonça, que já havia travado a regra no ano passado, após pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Corte vê inconstitucionalidade na lei fluminense

Na sessão, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Edson Fachin consideraram que o Rio extrapolou sua competência ao legislar sobre aviação civil — área exclusiva da União. Para o STF, só o Congresso pode criar normas sobre transporte aéreo de passageiros.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A lei do RJ afirmava que cães e gatos usados como animais de assistência emocional poderiam embarcar gratuitamente na cabine. Também autorizava companhias a recusar bichos cujo peso, raça ou tamanho inviabilizassem o transporte, além de vetar répteis, aranhas e roedores.

Como funciona hoje o transporte de pets emocionais

Atualmente, levar animais de apoio emocional a bordo não é obrigatório para as companhias aéreas. Cada empresa define suas regras e cobra pelo serviço. A Anac permite que as aéreas recusem o embarque por falta de espaço ou riscos à segurança do voo.

Já os cães-guia — utilizados por pessoas com deficiência visual — têm embarque garantido e gratuito em todo território nacional.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas