Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEnem tem três questões anuladas após live com vazamento,...

Enem tem três questões anuladas após live com vazamento, e movimento #AnulaEnem ganha força

Inep antecipou gabarito e cancelou itens por risco à isonomia; MEC diz que prova continua válida e PF já apura suspeito do vazamento

O Inep divulgou, nesta quarta (19/11), as três questões objetivas anuladas do segundo dia do Enem 2025, aplicado no último domingo (16/11). A medida foi tomada após o instituto identificar, na internet, uma live no YouTube com questões semelhantes às do exame, publicada dias antes da prova. Para evitar prejuízo aos candidatos, a equipe técnica decidiu, na terça (18/11), pelo cancelamento dos itens.

Itens anulados variam de acordo com o caderno

As questões anuladas estão distribuídas conforme a cor dos cadernos — embora todas as provas tenham as mesmas 90 questões, apenas embaralhadas para evitar fraudes. No caderno amarelo, foram canceladas as questões 115, 121 e 178. No cinza, os itens 115, 118 e 172. No azul, 123, 132 e 174. No verde, 132, 135 e 168. Já os cadernos roxo e laranja tiveram as mesmas anuladas: 115, 118 e 172.

Entre os itens cancelados, estão uma questão de acústica e logaritmos (física + matemática aplicada), outra sobre fotossíntese (biologia) e uma de álgebra e equações do segundo grau (matemática).

Pressão do #AnulaEnem cresce, mas MEC garante validade da prova

Nas redes sociais, o Movimento Nacional #AnulaEnem organiza atos para sexta (21) em Brasília e sábado (22) em vários estados, cobrando a anulação completa do segundo dia de provas. O grupo afirma que houve quebra de isonomia após o vazamento.

O ministro da Educação, Camilo Santana, porém, afirma que toda a prova segue válida, exceto os itens anulados. “Para garantir que ninguém fosse prejudicado, o Inep anulou três questões. Mas valem todos os outros 87 itens, a redação e tudo o que foi aplicado”, disse ele à TV Educativa do Ceará.

Vazamento ocorreu em live de participante do pré-teste

Segundo o MEC, o suspeito de divulgar as questões participou do pré-teste do Enem, etapa sigilosa usada para calibrar o nível de dificuldade dos itens antes de incluir no Banco Nacional de Itens (BNI). Esse participante transmitiu parte do conteúdo ao vivo, alcançando “alguns milhares de pessoas”, segundo o ministro.

O pré-teste seleciona uma amostra de estudantes para responder questões experimentais e definir parâmetros de dificuldade, chance de acerto casual (chute) e adequação à TRI. Só itens aprovados entram no banco para uso futuro. Os inadequados são reformulados ou descartados.

PF investiga suspeito e possíveis envolvidos

O Inep acionou a Polícia Federal, que abriu investigação para identificar o autor da transmissão e possíveis cúmplices. O MEC afirma que todas as medidas legais estão sendo tomadas para garantir a segurança e confidencialidade do exame.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas