Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoSushi caiu mal: Tensões entre Japão e China reacendem...

Sushi caiu mal: Tensões entre Japão e China reacendem após postagem de Taiwan

O presidente de Taiwan publicou: "O almoço de hoje é sushi e sopa miso 🍣👍", fazendo referência ao apoio japonês à independência de Taiwan

As relações entre Japão e China atingiram seu ponto mais tenso em anos após declarações da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan.

Nesta quinta-feira (20/11), Taiwan também entrou no episódio: o presidente Lai Ching-te publicou uma foto comendo sushi e demonstrou apoio público ao Japão.

O que aconteceu?

Em 7 de novembro, a líder afirmou que um ataque chinês à ilha poderia representar “uma ameaça à sobrevivência do Japão”.

Juridicamente, isso autorizaria o uso das Forças de Autodefesa japonesas. A fala gerou reação imediata de Pequim e desencadeou uma escalada diplomática.

Desde então, a China tem feito sucessivos protestos. Em 13 de novembro, o governo chinês exigiu uma retratação formal, classificando as declarações como “ultrajantes”.

O tom da crise se intensificou após uma publicação do cônsul-geral chinês em Osaka, Xue Jian, sugerindo, em tom ameaçador, “cortar cabeças que se metem onde não devem”.

Além da retórica, Pequim adotou medidas práticas: suspendeu negociações comerciais, postergou reuniões bilaterais e emitiu alertas a estudantes e turistas chineses no Japão.

Também foi retomado o patrulhamento naval próximo às Ilhas Senkaku, território disputado pelos dois países.

Apesar das pressões, Tóquio reiterou seu compromisso com a política de Uma Só China, mas defendeu o direito a declarações alinhadas com sua Constituição e tratados de segurança.

A premiê afirmou que suas falas eram “hipotéticas” e que não pretende repetir o conteúdo no Parlamento.

Com informações da Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Irã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis permanecem

Irã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis permanecem

As tensões estão altas em meio a um aumento militar da Marinha dos EUA perto do Irã, após uma violenta repressão contra manifestações antigovernamentais no mês passado
Ex-presidente Jair Bolsonaro trajando uniforme de prisioneiro (macacão verde-escuro)

Emails entre Epstein e Bannon revelam elogios a Bolsonaro em 2018

Documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA mostram que dupla discutiu possibilidade de Bannon assessorar campanha do então candidato brasileiro
Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Arquivos de Epstein incluem fotos que parecem mostrar Andrew agachado e tocando a cintura de uma mulher não identificada deitada no chão
Zelensky diz que Ucrânia se prepara para negociações de paz na próxima semana

Zelensky diz que Ucrânia se prepara para negociações de paz na próxima semana

"Estamos em constante comunicação com o lado americano e aguardamos detalhes específicos deles sobre futuras reuniões", disse o presidente do país europeu