Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilManifestantes se reúnem na Avenida Paulista na 22ª Marcha...

Manifestantes se reúnem na Avenida Paulista na 22ª Marcha da Consciência Negra

“É preciso que a sociedade brasileira, que se diz democrática, reconheça que uma população historicamente está sendo colocada à margem”, afirmou um dos organizadores

A 22ª edição da Marcha da Consciência Negra reuniu centenas de pessoas na manhã desta quinta-feira (20/11), na região central de São Paulo. O ato foi promovido pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pela União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e teve como foco a valorização dos líderes de Palmares, a luta por representatividade e a exigência de políticas públicas efetivas.

A manifestação partiu da Avenida Paulista e seguiu até o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Durante o percurso, ocorreram apresentações culturais com música afro-brasileira, reggae, MPB e Black Music, além de discursos que reforçaram a importância da mobilização em torno da equidade racial.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Para o professor Ailton Santos, um dos organizadores, o evento é um chamado à inclusão real.

“É preciso que a sociedade brasileira, que se diz democrática, reconheça que uma população historicamente está sendo colocada à margem”, afirmou.

Vozes da marcha

Presente na manifestação, Ana Paula Félix, 56 anos, copeira e moradora da periferia, relatou o medo constante com o qual educou seus três filhos, todos formados em universidades públicas. “Temos que orientar nossos filhos negros a andar com documentos, cabelo cortado, barba feita… porque são os negros que mais morrem.”

Leia mais: Quilombos apostam no turismo para preservar cultura afro-brasileira e reforçar antirracismo

Giovana Santos, 31, atendente de telemarketing, destacou a importância de se informar sobre as políticas públicas voltadas para a população negra. “A polícia, que deveria proteger, muitas vezes ataca. É fundamental saber que os movimentos estão se organizando”, disse.

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024