Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilNegociações já foram retomadas na COP30 após incêndio; presidente...

Negociações já foram retomadas na COP30 após incêndio; presidente avalia prolongar evento

Área atingida pelo fogo foi isolado para dar maior segurança ao seguimento das atividades em Belém

As negociações da COP30 já foram retomadas na noite desta quinta-feira (20/11), após o incêndio que atingiu uma área da Zona Azul. A retomada das conversas foi confirmada pelo secretário extraordinário da COP30, Valter Correia.

Nesta sexta (21/11), as conversas terão prosseguimento a partir das 8 horas.

Em entrevista à TV Brasil, um dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Correia disse que o controle da área da Zona Azul voltou à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, (UNFCCC, na sigla em inglês) e à Organização das Nações Unidas.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Às 20h40, foram restabelecidas as relações com a UNFCCC. Hoje agora estão sendo retomadas as negociações e amanhã é um dia normal”, disse.

O trecho onde houve o incêndio foi isolado para dar maior segurança para o seguimento das atividades, inclusive na zona verde, que também teve seus trabalhos suspensos, com evacuação das pessoas que estavam no local.

“É um pequeno trecho dos pavilhões, onde teve origem o fogo e a gente achou por bem isolar. E os demais espaços estarão normais. Principalmente a área da zona verde estará normal. A área da zona azul, por precaução foi evacuada, mas já retomamos hoje à noite os trabalhos”, reiterou.

Correia destacou ainda que o princípio de incêndio foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros.

Em seis minutos já não tinha nada sobre o incêndio. Os bombeiros agiram de forma excepcional, junto com o pessoal da UNFCCC e da ONU. Agora já está absolutamente normal”, reiterou.

Investigação

A retomada das atividades foi assegurada com a elaboração de um novo alvará de segurança emitido pelo Corpo de Bombeiros, após vistoria nos espaços da zona azul no começo da noite.

“Para que a ONU reassumisse os trabalhos era importante ter a segurança do Corpo de Bombeiros e eles já emitiram um novo alvará, dando toda a segurança para a área e assegurando que não há nenhum risco para a segurança”, afirmou.

Leia Mais: Fogo na COP30: pavilhão de negociações tem princípio de incêndio

As investigações para saber a origem do incêndio continuam. Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que 21 pessoas foram atendidas pelo serviço médico, sendo 19 devido à inalação da fumaça e duas por crise de ansiedade. Não há informação de pessoas com ferimentos graves.

“Continuam algumas investigações para determinar a causa. Não foi uma coisa estrutural, sabemos que foi alguma sobrecarga e precisamos analisar exatamente o que foi. Os bombeiros vão continuar investigando, amanhã provavelmente teremos algumas informações adicionais”, concluiu.

Presidente da COP30 sugere prolongar evento

Prevista para terminar nesta sexta-feira (21/11), a COP30 pode ser prorrogada por mais tempo para que as negociações alcancem o necessário consenso em torno das pautas climáticas em debate.

Essa é a constatação do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, que, em entrevista à TV Brasil, avaliou os impactos do incêndio em um estande da Zona Azul, a área oficial das negociações, que levou à suspensão das atividades na sede da conferência ao longo da tarde. 

“Realmente, as coisas mudaram um pouco. Estamos trabalhando nas consultas dos grupos regionais, estamos trabalhando nisso online e por telefone. Amanhã [21], como reabriu a Zona Azul, teremos negociações de manhã e durante todo o dia. Então, vamos ver até quando dura, você sabe que as COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer amanhã”, afirmou Corrêa do Lago.

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024