“Não vejo nenhuma chance do Messias ser admitido e oposição não vai dar mole também. Vamos votar contra essa indicação”, afirmou o senador Izalci Lucas (PL-DF) à TMC nesta sexta-feira (21/11).
O senador acredita que toda a oposição no Senado vai votar contra a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), oficializada nesta última quinta-feira (20/11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Izalci também disse que muitos senadores da base governista podem seguir a preferência do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), por Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e que a votação possa ser usada como uma “forma de mandar recado” ao presidente Lula.
“De fato parece que em 130 anos só cinco foram rejeitados, nós estamos na iminência de completar o sexto. Há muitos questionamentos com relação à indicação. Primeiro tecnicamente, pois Messias foi o portador daquela mensagem da Dilma para o Lula tentando burlar o judiciário, para que ele pudesse tomar posse se fosse necessário. Segundo, aqui na CPMI do INSS, a gente tem várias comissões que prevaricou com relação as entidades que mais roubaram o dinheiro dos aposentados e que não estavam sendo processadas”, afirmou.
Mudanças no critério de escolha de Ministros do STF
O senador do Distrito Federal também disse que a indicação abre uma discussão para mudar o modelo de escolha dos ministros do STF.
“Quando Messias se sujeita a ser o porta voz de um processo ilegal, imoral, que é o caso da perspectiva do Lula tomar posse sendo que ele estaria ameaçado de ser preso, isso é muito ruim e só demonstra que nós precisamos mudar o modelo de escolha dos Ministros do Supremo e como também a questão do tempo, de botar prazo no mandato dos Ministros”, disse Izalci.
