O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi preso em regime fechado na manhã deste sábado (22/11) pela Polícia Federal (PF). O mandato de prisão foi emitido pela PF e concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro foi levado a Superintendência da Polícia Federal de Brasília onde ficará em uma cela separada para figuras públicas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O colunista da TMC e correspondente em Genebra, Jamil Chade, avaliou o impacto da notícia nos países Europeus e no Mundo, sobretudo de aliados políticos ao ex-presidente.
“Nós estamos falando de uma figura que teve um impacto muito grande nos movimentos de extrema direita aqui da Europa, tem muitos aliados na Itália, Portugal, Espanha e França. Na Alemanha também, ele mesmo recebeu uma deputada de um partido de extrema direita quando ainda era presidente:”, disse.
Na visão de Jamil, uma das grandes estratégias da extrema direita é o ataque e controle a instituição de justiça para que seu plano de poder se perpetue.
“Nos estamos descobrindo é que para a extrema direita, controlar o judiciário é fundamental para que seu projetos possam vingar. No caso brasileiro, o grande obstáculo da extrema direita vingar foi justamente a justiça”, completou
