Em uma partida dramática, o Lanús conquistou o título da Copa Sul-Americana, repetindo o feito 12 anos após sua primeira conquista. O clube, que se autointitula “o maior time de bairro do mundo”, vem acumulando finais nos últimos anos. Do outro lado, o Atlético-MG chegou à sua terceira derrota em cinco decisões recentes e suas únicas conquistas no período foram no Campeonato Mineiro.
A decisão em Assunção foi tensa e com poucas oportunidades. O Galo criou chance clara logo no início, em uma cabeçada perdida por Biel, e voltou a ameaçar na prorrogação, novamente com o camisa 77, parando em Losada. Com o empate persistindo, o título foi decidido nos pênaltis.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Nas primeiras cobranças, Bou desperdiçou para os argentinos e Hulk errou para os brasileiros. Depois, Izquierdoz, Marcich e Aquino converteram para o Lanús, enquanto Scarpa e Igor Gomes marcaram para o Galo. Biel perdeu e a bola do título ficou nos pés do ídolo granate Acosta, que isolou a cobrança e levou a disputa para as alternadas.
Nas cobranças seguintes, todos converteram até que Vitor Hugo desperdiçou para o Atlético-MG. O Lanús confirmou a última cobrança e comemorou o bicampeonato da Sul-Americana, com os dois títulos conquistados sobre clubes brasileiros.
