Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEmbaixada dos EUA no Brasil critica prisão de Jair...

Embaixada dos EUA no Brasil critica prisão de Jair Bolsonaro: “Profundamente preocupados”

"Provocativa e desnecessária", diz Embaixada dos EUA no Brasil sobre prisão preventiva de Bolsonaro, que aconteceu neste sábado (22/11)

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) em Brasília na manhã do último sábado (22/11) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes decidiu revogar a prisão preventiva em regime domiciliar, na qual o ex-presidente estava desde o início de agosto, a pedido da PF após ser identificado um risco concreto e iminente de fuga. Segundo a decisão, esse risco foi identificado após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma “vigília” em apoio ao pai nas proximidades da residência do ex-presidente, e ser detectada uma tentativa de violação da tornozeleira que ele usava.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em conta no X (antigo Twitter), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil comentou a prisão do ex-presidente.

“O juiz Moraes, um violador de direitos humanos sancionado, expôs o Supremo Tribunal Federal do Brasil à vergonha e ao descrédito internacional ao desrespeitar normas tradicionais de autocontenção judicial e politizar de forma escancarada o processo judicial. Os Estados Unidos estão profundamente preocupados diante de seu mais recente ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil: a provocativa e desnecessária prisão do ex-presidente Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar sob forte vigilância e com rígidas restrições de comunicação. Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder.”

O texto foi uma tradução de um post original de Chistopher Landau, vice-secretário de Estado dos Estados Unidos.

A BBC News Brasil procurou a Embaixada dos Estados Unidos para perguntar se o governo americano manteria o posicionamento diante dos novos elementos citados na decisão judicial brasileira — incluindo o registro de violação da tornozeleira eletrônica e declarações do próprio ex-presidente sobre o episódio —, mas ainda não havia recebido resposta até a última atualização desta reportagem.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou uma mensagem em inglês dirigida a Christopher Landau, em que agradece o apoio de autoridades americanas e faz críticas duras às instituições brasileiras. Ele escreveu, originalmente em inglês: “Muito obrigado pela sua atenção e apoio nesta luta pela liberdade no Brasil, deputado Christopher Landau. Neste estágio, assim como vemos na Nicarágua e na Venezuela, já não há qualquer expectativa real de que a justiça venha de dentro das instituições brasileiras. Elas foram consumidas pelo mesmo vírus da censura, do medo e da arbitrariedade. Ainda assim, independentemente do que acontecer, permaneceremos firmes. Continuaremos fazendo o que é certo, porque essa luta não é apenas para hoje, mas para as gerações que ainda virão.”

No último sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi questionado por repórteres sobre a prisão de Jair Bolsonaro. Trump, no entanto, disse não estar sabendo dos últimos acontecimentos no Brasil. “Foi isso que aconteceu? É uma pena”, disse o presidente americano ao ser informado pelos jornalistas de que Bolsonaro havia sido preso.

Por BBC News

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado