Um temporal com forte queda de granizo surpreendeu os moradores de Ponta Grossa na região dos Campos Gerais no Paraná entre a tarde de segunda-feira (24/11) e a madrugada desta terça-feira (25/11).
A precipitação deixou ruas, telhados e plantações cobertos de gelo, fazendo parecer neve, a menos de um mês do início do verão.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A Defesa Civil enviou um caminhão com lonas e kits dormitório para a cidade paranaense. Ainda nesta terça, serão enviados 2,6 mil telhas e 300 colchões para os moradores mais prejudicados. A prefeitura ainda contabiliza os estragos causados pelo granizo.
Granizo em Erechim (RS)
A queda de granizo acontece em solo paranaense apenas dois dias de precipitação semelhante em Erechim (RS). No domingo, mais de 34 mil pessoas foram afetadas pelo gelo. A prefeitura decretou Situação de Emergência em todo o município. 

Até o momento, 189 feridos foram atendidos nos hospitais e unidades de pronto atendimento. Foram registrados estragos em residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas.
Segundo o governo do estado, 21 escolas estaduais de Erechim foram atingidas pela queda de granizo. As aulas seguem suspensas nesta terça-feira (25/11) nas escolas municipais, estaduais e nas escolas privadas com vagas compradas pelo município.
O governo do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão ao município. Os recursos disponibilizados serão destinados à compra de telhas para as famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a queda de granizo foi provocada pela atuação de uma área de baixa pressão combinada ao calor e à umidade na região. Três alertas foram emitidos pela Defesa Civil estadual com foco no município.
Leia Mais: Violência doméstica cresce e escancara drama vivido por milhões de brasileiras
Uma equipe da Defesa Civil do estado está no local acompanhando e fazendo levantamento da situação para novos auxílios que sejam necessários.
Com informações da Agência Brasil
