Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasDa ficção à vigilância real: como o Homem-Aranha inspirou...

Da ficção à vigilância real: como o Homem-Aranha inspirou a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro

Como um juiz fã de HQ nos anos 70 criou o monitoramento eletrônico — e por que o equipamento do ex-presidente virou protagonista de perícia

Quando pensamos em tornozeleira eletrônica — o dispositivo que hoje monitora detidos em prisão domiciliar — raramente imaginamos sua origem como saída de uma história em quadrinhos. Mas a verdade é que o equipamento foi diretamente inspirado por uma trama do Homem-Aranha.

A inspiração improvável

Nos anos 70, o juiz Jack Love, do condado de Bernalillo, no Novo México (EUA), assistia a tirinhas do Amazing Spider-Man quando leu uma edição na qual o vilão Rei do Crime colocava um bracelete eletrônico no braço de Peter Parker. Esse bracelete rastreava seus movimentos e impedia que ele escapasse do controle.

Love, enfrentando problemas de superlotação no sistema prisional local, teve um insight: por que não usar algo semelhante para monitorar presos de baixa periculosidade em liberdade condicional?

Da ideia à tecnologia

Motivado pela ficção, o juiz procurou um engenheiro: Michael Goss, do Colorado, topou o desafio. O resultado foi o Goss-Link, apelidado por alguns como “algemas eletrônicas” — um pequeno dispositivo, preso ao tornozelo, que enviava sinais periodicamente por rádio para um receptor em casa.

Para testar a ideia, Love não hesitou: colocou a tornozeleira em si próprio, inclusive durante o banho, para experimentar na prática. Ele disse mais tarde que se sentia “em uma guia muito curta”.

Em 1983, o piloto começou oficialmente: três presos foram monitorados com o Goss-Link. Entre eles, um homem preso por cheques sem, um veterano do Vietnã, e outro condenado por dirigir embriagado.

Embora o programa pioneiro tenha sido interrompido pelo Supremo tribunal do Novo México por questões contratuais (Love teria fechado negócio sem passar por outros juízes), a ideia tinha sido lançada para o mundo.

Do piloto à adoção global

A partir daí, a tecnologia se espalhou. No final dos anos 80, milhares de pessoas já eram monitoradas eletronicamente nos EUA. No Brasil, a monitoração eletrônica começou a ganhar força mais tarde — por volta de 2010, segundo documentos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A tornozeleira hoje e a conexão com Bolsonaro

Recentemente, a tecnologia voltou aos holofotes por causa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua prisão domiciliar, ele usava uma tornozeleira eletrônica — e um laudo pericial indicou que a capa plástica do dispositivo estava danificada, provavelmente por calor concentrado, como solda ou ferro.

Segundo a desembargadora Ivana Davi, qualquer tentativa de violar ou manipular o aparelho dispara alertas em uma central de monitoramento 24 horas por dia. A tornozeleira permite até banho, desde que o equipamento não seja exposto a calor intenso.

Então é isso: da ficção para a vida real, o Homem-Aranha ajudou a criar uma das tecnologias de monitoramento mais usadas hoje!

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...