O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e desempenha funções vitais, como metabolizar nutrientes, armazenar vitaminas e eliminar toxinas. Apesar de sua capacidade de regeneração e de lidar com sobrecargas ocasionais, ele pode sofrer danos quando exposto de forma contínua a hábitos pouco saudáveis, como alimentação rica em gorduras ou consumo excessivo de álcool,
Segundo o portal Minha Saúde, esses problemas muitas vezes evoluem de forma silenciosa, sem sintomas evidentes, mas existem sinais que não devem ser ignorados. Reconhecer esses sintomas pode ser fundamental para buscar ajuda médica e evitar complicações mais graves.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
3 sinais de que seu fígado não está bem e você precisa ficar atento
- Icterícia (olhos e pele amarelados): um sintoma bastante característico é a icterícia, que se manifesta pelo amarelamento da pele e dos olhos. Esse quadro ocorre quando há acúmulo de bilirrubina no sangue, resultado da dificuldade do fígado em filtrar toxinas. A icterícia pode estar associada a hepatites virais, como A, B ou C, e em casos mais graves pode vir acompanhada de coceira intensa na pele. Esse sinal é considerado um dos mais evidentes de que algo não vai bem com o fígado e merece atenção imediata e uma visita ao hospital.
Leia mais: Esse é o pior inimigo do fígado; e não é a bebida alcóolica ou gordura
- Muita fadiga: Além disso, se você estiver com uma fadiga “sem motivo aparente”, seu corpo está pedindo cuidado. Se seu fígado não está funcionando de forma correta, ele fica com dificuldade de filtrar e armazenar vitaminas essenciais para o corpo. Isso resulta em fraqueza e cansaço inexplicável. Esse sintoma muitas vezes pode ser confundido com exaustão mental/física, mas pode ser disfunção hepática.
Leia também: 4 benefícios do chá de dente-de-leão para o fígado
- Mudanças nas cores de fezes e urina: Se você perceber alteração na coloração de fezes ou urina, é bom acompanhar e ir ao médico. Urina escura pode representar acúmulo de gordura no fígado, enquanto fezes esbranquiçadas, por exemplo, indicam problemas de absorção de gordura.

Como manter o fígado saudável?
Ainda de acordo com o portal Minha Saúde, a perda de peso, especialmente na região abdominal, é uma das formas mais eficazes de combater a esteatose hepática.
Mudanças na alimentação, prática de exercícios, redução do consumo de álcool e acompanhamento médico ajudam a proteger o fígado e manter seu funcionamento em equilíbrio.
Leia ainda: Problemas no fígado: veja 11 sintomas mais comuns
