Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEm primeira viagem ao exterior, papa Leão diz que...

Em primeira viagem ao exterior, papa Leão diz que conflitos põem humanidade em risco

O papa disse que "ambições e escolhas que atropelam a justiça e a paz" estão desestabilizando o mundo

O papa Leão 14 lamentou que o mundo esteja presenciando um número incomum de conflitos sangrentos, nesta quinta-feira (27/11), durante sua primeira viagem para fora da Itália como líder católico, e advertiu que uma terceira guerra mundial estava sendo “travada de forma fragmentada”, com o futuro da humanidade em risco.

Em seu primeiro discurso proferido no exterior desde sua eleição em maio para liderar a Igreja de 1,4 bilhão de seguidores, Leão, o primeiro papa dos Estados Unidos, disse que “ambições e escolhas que atropelam a justiça e a paz” estão desestabilizando o mundo.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Ele afirmou aos líderes políticos na Turquia que o mundo está passando por “um nível elevado de conflito em escala global, alimentado por estratégias predominantes de poder econômico e militar”.

“Não devemos, de forma alguma, ceder a isso”, ele implorou em um evento com o presidente turco, Tayyip Erdogan, após reunião privada. “O futuro da humanidade está em jogo.”

Falando antes do papa, Erdogan disse que saudava a “postura astuta” do papa sobre a questão palestina e esperava que a visita fosse benéfica para a humanidade em um momento de tensão e incerteza.

Leia Mais: Incêndio em prédios de Hong Kong deixa ao menos 55 mortos e mais de 200 desaparecidos

Em setembro, Leão se encontrou com o presidente israelense, Isaac Herzog, no Vaticano e abordou a “situação trágica” em Gaza com ele.

O primeiro papa norte-americano escolheu a Turquia, majoritariamente muçulmana, como seu primeiro destino no exterior para marcar o 1.700º aniversário de um importante concílio da Igreja que produziu o Credo de Niceia, ainda usado pela maioria dos cristãos do mundo atualmente.

Leão, de 70 anos, aterrissou na capital Ancara pouco depois do meio-dia para iniciar um itinerário de três dias na Turquia antes de seguir para o Líbano. Ele será observado de perto enquanto faz seus primeiros discursos no exterior e visita locais culturais sensíveis.

Falando a jornalistas a bordo do voo papal de Roma, Leão disse que quer usar sua primeira viagem ao exterior para pedir paz ao mundo e incentivar pessoas de diferentes origens a viverem juntas em harmonia.

“Esperamos anunciar, transmitir, proclamar como a paz é importante em todo o mundo”, afirmou o papa no início do voo de três horas. “E convidar todas as pessoas a se unirem, a buscarem maior unidade, maior harmonia.”

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo