James Cameron, diretor premiado e conhecido por seu trabalho nos filmes Titanic, Avatar e Avatar: O Caminho da Água, quase dirigiu a produção cinematográfica de Wicked. Responsável por dirigir três dos cinco filmes com as maiores bilheterias do mundo, o cineasta revelou que quase participou do mundo de Oz em entrevista ao podcast americano The Town with Matt Belloni.
- Leia também: ‘Wicked: Parte 2’ tem cenas pós-créditos?
“Os tipos de filmes que eu gosto de assistir são, digamos, Duna ou até mesmo Wicked”, comentou ao apresentador. “Eu quase fiz Wicked naquela época. Eu realmente amo a história, quero dizer, O Mágico de Oz é um dos meus filmes favoritos. Isso já faz uns 15 anos.”
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Ele até mesmo chegou a conversar e encontrar com executivos da Universal Pictures para dar seguimento ao projeto, que acabou não dando certo. No entanto, Cameron não descarta a possibilidade de dirigir um musical no futuro.
Wicked já estava sendo preparado há mais de 10 anos

Os lançamentos de Wicked (2024) e Wicked: For Good (2025) foram duas das principais estreias do cinema em seus respectivos anos, mas o projeto que levaria a adaptação da peça da Broadway para o cinema já existia desde 2012, quando o sucesso do filme musical Os Miseráveis provou que o público gostaria de ver mais musicais nas telonas. As informações são do AdoroCinema.
Desde então, a Universal Pictures procurou diversos diretores para a montagem, incluindo James Cameron e Stephen Daldry (Billy Elliot). Em 2016, a empresa confirmou estreia para 2019, mas uma série de decisões erradas e azar paralisou o projeto.
Quando Jon M. Chu assumiu a direção do filme, tudo parecia correr bem até que a pandemia e a greve dos atores e roteiristas de Hollywood em 2023 atrasaram os planejamentos e gravações. As filmagens começaram, finalmente, e com o elenco formado, em abril de 2023.
Bilheteria mundial
Segundo o Box Office Mojo, o primeiro filme de Wicked (2024) alcançou cerca de US$420 milhões na bilheteria mundial. O filme pode ser assistido na Amazon Prime, Google Play e no Apple TV. O filme alcançou a marca de um dos maiores sucessos de fantasia musical dos últimos anos.
Já Wicked: For Good, lançado na última quinta-feira (20), teve faturamento inicial de US$560 milhões.
Relembre Wicked I e II

Segundo a Universal Pictures, Wicked (2024) reconta a história de Oz focando na trajetória de Elphaba, a futura bruxa má do Oeste, e sua relação com Glinda, a bruxa boa. Os filmes são uma adaptação do primeiro e segundo ato, respectivamente, da peça musical da Broadway criada nos anos 2000, baseada no livro homônimo de Gregory Maguire.
A trama mostra uma amizade improvável entre as duas jovens, os dilemas morais de Elphaba e a origem de sua fama na terra de Oz. Na sequência, a produção foca nas consequências das escolhas de Elphaba e Glinda e mostra conflitos políticos e sociais de Oz, conectando a trajetória dos personagens conhecidos de O Mágico de Oz.
A história e músicas fazem sucesso desde a estreia do musical, com diversas adaptações ao redor do mundo. No Brasil, houve três produções de Wicked no teatro: em 2016, 2023 e 2025, todas com as atrizes Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda) no elenco principal.
Especial “One Wonderful Night” está disponível no Prime Video
As atrizes principais, Cynthia Erivo (Elphaba) e Ariana Grande (Glinda) receberam seus colegas de elenco para um espetáculo musical com a interpretação de todas as músicas de Wicked e Wicked: Parte 2. O especial teve participação especial de Ethan Slater (Boq), Bowen Yang (Pfannee) e Jeff Goldblum (O Mágico de OZ).
“Wicked: One Wonderful Night” ainda contou com um momento especial, quando Idina Manzel (que interpretou Elphaba na Broadway) e Kristin Chenoweth (que interpretou Glinda na Broadway) se juntaram a Cynthia e Ariana para cantar a música “For Good”.
