O fim de ano está chegando e com ele os preparativos para montar uma ceia de natal e ano novo. E a tradição brasileira é sempre montar uma ceia que seja incrível, apesar do orçamento curto.
Segundo o Portal Tudo Gostoso, a ceia não precisa ser cara. Com organização, escolhas inteligentes e receitas práticas, dá para servir pratos deliciosos e tradicionais gastando pouco.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Por isso, reunimos as melhores dicas e sugestões de cardápio para sua ceia ficar completa, gostosa e barata.
Veja também: 13 entradas e petiscos para a Ceia de Natal
Economize no mercado
Planejamento é tudo! Comece já a economizar na hora de comprar os ingredientes para sua ceia. Mesmo se você for comprar previamente ou faltando poucos dias.
O primeiro passo é definir quantas pessoas vão estar presentes na sua ceia, se você não sabe o número exato, faça uma estimativa. Logo depois faça uma lista de tudo o que realmente precisa. Evite comprar por impulso e aproveite as promoções.
Faça substituições inteligentes e estratégicas
A gente sabe que o Chester e o peru já são tradição na ceia. Entretanto, ambos são os itens que mais pesam no bolso. Uma alternativa econômica e igualmente gostosa é o frango. Apesar de ser consumido o ano inteiro, dá para transformar o prato com preparos diferentes e criativos para sair da mesmice.
Dá para você explorar entre essas receitas: frango assado recheado com farofa natalina, frango inteiro com manteiga de ervas, frango ao molho cítrico ou até um frango desossado recheado com queijo e espinafre.
E para além das aves, você também pode aproveitar as carnes suínas. São diversas opções que agradam até os paladares mais exigentes, além de serem mais acessíveis. Outra opção além do tender, é que você pode apostar em lombo suíno assado com alho e mel, filé mignon suíno ao molho agridoce ou costelinha de porco caramelizada.
São cortes acessíveis e que você também pode prepará-los de uma forma criativa, saindo da rotina.
Veja também: Você sabe acender a churrasqueira da forma certa? Veja passo a passo
Invista em acompanhamentos e entradas
Sua ceia não precisa ser apenas focada no prato principal. Você pode explorar, e muito, os acompanhamentos e entradas. Geralmente eles são baratos, saciam facilmente e dá para elaborar em grande quantidade.
Itens como farofa, arroz temperado, saladas e massas são coringas. Por exemplo, vale preparar um arroz à grega simples, arroz com alho dourado e ervas frescas, ou ainda um arroz cremoso com milho e requeijão, que além de barato, rende muito e é sucesso.
