Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoDonald Trump confirma conversa com Nicolás Maduro

Donald Trump confirma conversa com Nicolás Maduro

Tensão entre EUA e Venezuela tem aumentado nos últimos dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo (30/11) que conversou com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas não forneceu detalhes sobre o que os dois líderes discutiram.

“Eu não quero comentar sobre isso. A resposta é sim”, disse Trump quando questionado se havia conversado com Maduro. Ele estava falando com repórteres a bordo do avião presidencial Força Aérea Um.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O New York Times informou que Trump havia conversado com Maduro neste mês e discutido um possível encontro entre eles nos Estados Unidos.

A revelação da ligação telefônica ocorre no momento em que Trump continua a usar uma retórica belicosa em relação à Venezuela, ao mesmo tempo em que considera a possibilidade de diplomacia.

No sábado (29/11), Trump disse que o espaço aéreo acima e nos arredores da Venezuela deveria ser considerado “fechado em sua totalidade”, mas não deu mais detalhes, provocando ansiedade e confusão em Caracas, enquanto seu governo aumenta a pressão sobre o governo de Maduro.

Leia Mais: Lula afirma que desigualdade no Brasil é a menor da história e detalha novas regras do IR

Quando questionado se seus comentários sobre o espaço aéreo significavam que os ataques contra a Venezuela eram iminentes, Trump disse: “Não tire conclusões sobre isso.”

O governo Trump está avaliando opções relacionadas à Venezuela para combater o que ele retratou como o papel de Maduro no fornecimento de drogas ilegais que mataram norte-americanos. O presidente venezuelano negou ter qualquer ligação com o comércio ilegal de drogas.

A Reuters informou que as opções que estão sendo consideradas pelos EUA incluem uma tentativa de derrubar Maduro, e que as Forças Armadas dos EUA estão preparadas para uma nova fase de operações após um maciço acúmulo militar no Caribe e quase três meses de ataques a barcos suspeitos de tráfico de drogas na costa da Venezuela. Trump também autorizou operações secretas da CIA no país.

Maduro e membros do alto escalão de seu governo não comentaram a ligação. Questionado sobre o assunto no domingo, Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, disse que a ligação não era o tema de sua coletiva de imprensa, na qual anunciou uma investigação de parlamentares sobre os ataques dos EUA a barcos no Caribe.

Por Agência Brasil com Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo