De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o final de 2025 promete chuvas acima da média para grande parte das regiões Sudeste e Centro‑Oeste do país.
Para dezembro, as temperaturas também devem se manter elevadas, com médias acima do normal histórico para o período.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Regiões como Norte e Nordeste mostram cenários heterogêneos, com áreas de precipitação acima e abaixo da média. Já no Sul, a região deve sofrer com chuvas mais escassas e temperaturas amenas.
Cenário nacional
Para dezembro de 2025, há uma tendência de instabilidade e calor em diversas regiões do Brasil, mas a previsão do INMET não traz garantias pontuais como datas exatas de chuvas ou intensidade local.
A variabilidade regional e os desvios em alguns estados podem fazer com que fenômenos climáticos alterem o cenário.
Quem pretende viajar é preciso acompanhar os boletins meteorológicos do INMET e os avisos de alerta durante o mês.
Como será no Sudeste e Centro-Oeste?
No sudeste, conforme o Inmet, todos os estados terão volumes de chuva acima da média histórica, isso eleva a umidade do solo e favorece desde a vegetação urbana até as áreas agrícolas.
As temperaturas na região também podem ficar acima do normal, com médias superiores a 20 °C e desvios positivos de até 1 °C em áreas como o oeste paulista, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo.
No Centro‑Oeste, o cenário é parecido, pois indica chuvas também acima da média no estado de Goiás, no oeste do Mato Grosso e na porção leste do Mato Grosso do Sul e em partes no centro de Mato Grosso, onde o volume pode ser menor.
As temperaturas médias podem chegar a superar valores climatológicos na maioria da região, com elevações de até 1,5 °C em locais específicos.

No Norte e Nordeste
Na Região Norte, em diversas áreas como o centro‑sul e centro-norte do Amazonas, o centro-sul de Tocantins, a maioria do Pará e quase todo o Amapá pode ter chuvas até 50 mm acima da média.
Em algumas regiões de Tocantins e Amapá, o excesso pode chegar a 150 mm.
Já o como o Acre, oeste do Amazonas e parte do Pará, terá chuvas abaixo da média histórica, ou totais dentro do que é considerado normal.
Os estados da Bahia e do Piauí terão registros de precipitação acima da média em praticamente todo o território, o restante da região terá volumes mais próximos da climatologia de dezembro
Apenas áreas isoladas do norte do Maranhão podem ter previsão de chuvas abaixo da média.
Em termos de temperaturas na região serão acima da média em praticamente todos os estados, com valores que podem ultrapassar os 27 °C, principalmente no sul do Piauí.
O Sul
A região vai apresentar chuvas abaixo da média em praticamente todo o território.
O oeste do Paraná, grande parte de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul terão registros de precipitação menor chegando a 75 mm a menos do que a média histórica em áreas do oeste gaúcho.
Sobre a temperatura, grande parte da região terá médias dentro ou ligeiramente acima do normal.
Algumas áreas do Paraná e Santa Catarina terão leves elevações e outras mantendo valores mais próximos da média. Além disso, o tempo seco vai facilitar atividades ao ar livre.
Agricultura, turismo e rotina urbana
O INMET também explica que o cenário para a agricultura é de chuvas mais intensas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste que vão favorecer o início da safra de verão e a manutenção da umidade do solo, principalmente para o cultivo do café, cana-de-açúcar, soja, milho e feijão.
As regiões com chuvas abaixo da média têm risco de déficit hídrico, o que pode afetar fruticultura, lavouras permanentes e pastagens.
Para os viajantes o ideal é escolher destinos verdes e mais frescos, mas exige atenção à previsão também.
