A Red Bull Racing divulgou uma nota oficial de retratação após declarações feitas por membros da equipe que acusaram Kimi Antonelli, piloto da Mercedes, de ter facilitado a ultrapassagem de Lando Norris, da McLaren, durante o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1.
As declarações, consideradas infundadas, partiram do consultor Helmut Marko e do engenheiro de corrida de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase. Após a prova, Marko afirmou à imprensa que Antonelli “abriu caminho” para Norris, o atual líder do campeonato, que terminou a corrida em quarto lugar. Lambiase fez observações semelhantes via rádio.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A acusação gerou forte reação do chefe da Mercedes, Toto Wolff, que classificou os comentários como “total e absoluto absurdo”. Em resposta, a Red Bull reconheceu o erro:
“Os comentários feitos antes do final e imediatamente após o GP do Catar, sugerindo que o piloto da Mercedes Kimi Antonelli havia permitido deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse, são claramente incorretos. As imagens do replay mostram Antonelli perdendo momentaneamente o controle do carro, o que fez com que Norris o ultrapassasse. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a receber abusos online.”
Antonelli, de 19 anos, explicou que cometeu um erro ao tentar defender posição em meio ao ar sujo atrás da Williams de Carlos Sainz. Segundo ele, a perda de aderência na curva 9 comprometeu sua trajetória.
Leia mais: GP de São Paulo: Norris vence em Interlagos; Antonelli é 2º, e Verstappen completa o pódio
Wolff reforçou a importância da disputa esportiva e criticou as insinuações da Red Bull:
“Estamos lutando pelo segundo lugar no campeonato. Kimi por um terceiro. Como alguém pode imaginar que prejudicaríamos a disputa entre Norris e Verstappen por uma posição que nem nos envolve?”
Ele também afirmou ter esclarecido o mal-entendido com Lambiase, que reconheceu não ter tido uma visão completa do incidente na hora do comentário via rádio.
A ultrapassagem de Norris garantiu a ele uma vantagem de 12 pontos sobre Verstappen, e não 10, indo para a última etapa da temporada, em Abu Dhabi. No campeonato de construtores, a McLaren já garantiu o título, enquanto a Mercedes ocupa a segunda colocação, 33 pontos à frente da Red Bull.
