Por Aline Brito, da TMC Brasília
O Senado Federal deve votar nesta quarta-feira (03/12) o projeto Antifacção editado pelo Executivo e relatado pelo ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP). A relatoria causou insatisfação do governo já que o secretário é da oposição.
No Senado Federal, o projeto tem como relator Alessandro Vieira (MDB-SE), que também é relator da CPI do Crime Organizado.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O projeto nasceu após a operação policial no Rio de Janeiro que matou 122 pessoas e prendeu outras 80 ligadas ao Comando Vermelho. Desde então, o Rio de Janeiro tem implementado da política de barricadas zero.
Câmara dos Deputados
Ao mesmo tempo, a Câmara dos Deputados também tem um projeto na área da segurança pública. O relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública é o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).
A proposta quer unificar as polícias do país. O colégio de líderes deve decidir nesta terça-feira (02/12) quando irá a plenário já que o presidente da Casa, Hugo Motta, quer votar a PEC antes do ano.
Leia Mais: Irmãos Bolsonaro entram em conflito com Michelle após disputa por vaga no Senado no Ceará
