Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCâmara dos Deputados pode analisar hoje a cassação da...

Câmara dos Deputados pode analisar hoje a cassação da deputada Carla Zambelli

Assunto está com a Comissão de Constituição e Justiça; Diego Garcia (Republicanos-PR) é o relator

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pode analisar a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta terça-feira (2/12).

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), relator do caso, deve analisar e emitir um parecer a respeito da pauta nesta terça, embora não esteja descartado o adiamento da votação caso ocorra um pedido de vista.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em outubro, o tribunal declarou o trânsito em julgado no caso, o que não cabe mais recursos.

A deputada, contudo, há havia fugido para a Itália. Ela foi incluída na lista da Interpol e acabou sendo presa no país europeu em julho.

Junto da condenação, o STF determinou também a perda do mandato da deputada. A Câmara, contudo, não havia definido um cronograma para o rito de cassação, muito embora tenha informado ao STF, em junho, a suspensão do pagamento de salário e da verba de gabinete de Zambelli.

Arma em punho

Os crimes foram cometidos pouco antes do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo pela rua e dentro de uma lanchonete, onde ele tentou se proteger. 

A perseguição começou após Zambelli e Luan terem trocado provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Durante a tramitação do processo, a defesa sempre alegou que a deputada é inocente. “A deputada reafirma sua inocência e que é vítima de perseguição política”, disse o advogado Fábio Pagnozzi após a segunda condenação. 

O Supremo já determinou que a deputada perca o mandato, devido à incompatibilidade do regime inicial fechado de prisão com sua presença no Congresso. A efetivação da decisão, contudo, depende de ato da Mesa Diretora da Câmara

Leia mais: Irmãos Bolsonaro entram em conflito com Michelle após disputa por vaga no Senado no Ceará

Com informações da Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid