Muita gente acredita que basta ligar a TV e dar play para curtir uma série. Mas, segundo Ross Duffer, um dos criadores de Stranger Things, essa prática pode estar comprometendo a experiência visual pensada pelos produtores da série.
De acordo com o portal TecMundo, o co-criador de uma das séries mais assistidas da Netflix, compartilhou um vídeo nas redes sociais, informando que configurações automáticas das TVs modernas podem alterar cores, contraste e movimentos, mudando completamente a estética da obra.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Quais configurações atrapalham a experiência visual de Stranger Things?
Segundo Ross Duffer, qualquer modo chamado “vívido” deve ser evitado. Esse tipo de configuração altera a saturação e “destrói os núcleos” pensados pelos criadores da série.
Outro erro apontado, é ativar o recurso de suavização de movimentos presente em muitas televisões atuais. Em alguns modelos, essa função aparece com nomes como “TruMotion” e altera a taxa de quadros das cenas. O resultado é um visual artificial, conhecido popularmente como “efeito novela”, que compromete a atmosfera sombria e cinematográfica pensada pelos criadores da série.
Além disso, filtros de cor, sistemas de superresolução também devem ser desligados. Para o produtor, todos esses recursos são inúteis e não ajudam a entregar qualidade real ao público.
Leia também: Viva ou morta? Como está a situação da Max em Stranger Things
Onde encontrar essas opções para desliga-las?
Muitas dessas configurações ficam escondidas nos menus avançados das TVs. Isso significa que o público pode nem perceber que está assistindo com a imagem alterada. Por isso, ele recomenda explorar as opções do aparelho para assistir a série da melhor forma possível. É importante lembrar que cada TV tem uma configuração diferente.
Leia mais: Por que a atriz que interpreta Holly em ‘Stranger Things’ foi trocada?

5° temporada de Stranger Things
A primeira parte da última temporada de Stranger Things foi lançada em 26 de novembro na Netflix. A quinta temporada será dividida em três partes, com episódios programados para os dias 26 de novembro, 25 e 31 de dezembro.
Todos os capítulos estreiam às 22h (horário de Brasília) e marcam o encerramento de uma das séries de maior sucesso da plataforma. Essa temporada também promete ser a mais longa da história, com capítulos de uma hora e meia e até duas horas.
Leia ainda: Stranger Things: Netflix posta antes e depois dos personagens da série após “10 anos” de série
