Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoNetanyahu diz que acordo de Israel com Síria é...

Netanyahu diz que acordo de Israel com Síria é possível e espera zona tampão

Fala do premiê israelense vem logo após declaração do governo dos EUA, que busca a paz entre os dois países

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (02/12) que um acordo com a Síria é possível e que ele espera que as autoridades sírias estabeleçam uma zona tampão desmilitarizada de Damasco até o Monte Hermon e outras áreas.

Netanyahu falou um dia depois que o presidente dos EUA, Donald Trump – cujo governo vem tentando intermediar um pacto de não agressão entre os dois países – disse que era muito importante que Israel mantivesse um “diálogo forte e verdadeiro” com Damasco.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A Síria não reconhece formalmente Israel, que vem ocupando mais território sírio desde dezembro de 2024. O país capturou as Colinas de Golã sírias em uma guerra em 1967 e posteriormente as anexou; uma medida reconhecida pelos Estados Unidos, mas não pela maioria dos outros países.

“O que esperamos que a Síria faça é, naturalmente, estabelecer uma zona tampão desmilitarizada desde Damasco até a área de segurança, incluindo as vias de acesso ao Monte Hermon e o pico do Hermon”, disse Netanyahu durante uma visita a soldados feridos no centro de Israel. “Mantemos essas áreas para garantir a segurança dos cidadãos de Israel, e essa é a nossa obrigação.”

Ele acrescentou: “Com boa vontade e uma compreensão desses princípios, é possível chegar a um acordo com os sírios, mas manteremos nossos princípios em qualquer caso.”

Leia mais: Papa pede que Oriente Médio rejeite “horror da guerra” ao fim de 1ª viagem

Trump apoiou o novo líder da Síria, Ahmed al-Sharaa, enquanto Israel expressou cautela em relação aos vínculos anteriores de Sharaa com a militância islâmica, mas se envolveu em esforços para intermediar um acordo.

Uma incursão israelense no sul da Síria na sexta-feira (28/11) matou 13 sírios, informou a mídia estatal síria. Os militares israelenses disseram que tinham como alvo um grupo militante islâmico libanês no local. Na terça-feira, Netanyahu estava visitando soldados feridos no confronto.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo