Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPutin diz que Rússia está "pronta para a guerra"...

Putin diz que Rússia está “pronta para a guerra” se Europa iniciar conflito

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu as potências europeias nesta terça-feira (2/12) que, se começarem uma guerra contra a Rússia, Moscou estará pronta para lutar e que a derrota das potências europeias será tão absoluta que não restará ninguém para negociar um acordo de paz.

Após quatro anos de guerra na Ucrânia, o conflito europeu mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, a Rússia não conseguiu conquistar a Ucrânia, um vizinho muito menor que tem sido apoiado pelas potências europeias e pelos Estados Unidos.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A Ucrânia e as potências europeias têm alertado repetidamente que, se Putin vencer a guerra da Ucrânia, ele poderá atacar um membro da Otan, uma alegação que Putin tem repetidamente descartado como absurda.

Perguntado por um repórter sobre as falas da mídia russa de que o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, havia alertado que a Europa estava preparando uma guerra contra a Rússia, Putin disse que a Rússia não queria uma guerra com a Europa.

“Se a Europa, de repente, quiser começar uma guerra conosco e começá-la”, disse Putin, “ela terminaria tão rapidamente para a Europa que não haveria ninguém com quem negociar na Europa“. Putin usou a palavra russa para “guerra”.

Ele também sugeriu que a guerra na Ucrânia não era uma guerra total e que a Rússia estava agindo de forma “cirúrgica”, o que não se repetiria em um confronto direto com as potências europeias.

“Se a Europa de repente quiser lutar conosco e começar, estamos prontos agora mesmo”, disse Putin.

O chefe do Kremlin acusou as potências europeias de dificultar as tentativas do presidente dos EUA, Donald Trump, de acabar com a guerra na Ucrânia, apresentando propostas que sabiam que seriam “absolutamente inaceitáveis” para Moscou, para que pudessem então acusar a Rússia de não querer a paz.

Leia Mais: “Questões difíceis” ainda precisam ser resolvidas antes de acordo, diz Zelensky

Putin disse que as potências europeias não participaram das negociações de paz na Ucrânia porque cortaram os contatos com a Rússia.

“Elas estão do lado da guerra”, disse Putin sobre as potências europeias.

Putin também ameaçou cortar o acesso da Ucrânia ao mar em resposta aos ataques de drones a navios-tanque da “frota sombra” da Rússia no Mar Negro.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ex-presidente Jair Bolsonaro trajando uniforme de prisioneiro (macacão verde-escuro)

Emails entre Epstein e Bannon revelam elogios a Bolsonaro em 2018

Documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA mostram que dupla discutiu possibilidade de Bannon assessorar campanha do então candidato brasileiro
Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Arquivos de Epstein incluem fotos que parecem mostrar Andrew agachado e tocando a cintura de uma mulher não identificada deitada no chão
Zelensky diz que Ucrânia se prepara para negociações de paz na próxima semana

Zelensky diz que Ucrânia se prepara para negociações de paz na próxima semana

"Estamos em constante comunicação com o lado americano e aguardamos detalhes específicos deles sobre futuras reuniões", disse o presidente do país europeu
Foto: Stefan Jerrevang/TT News Agency/Reuters

Documentos de Epstein revelam emails com Bill Gates, Elon Musk e secretário de Trump

Departamento de Justiça divulgou 3 milhões de páginas na sexta-feira com mensagens que sugerem tentativas de Gates esconder IST da ex-esposa e contradições nas declarações de Musk sobre o financista