Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoObra de Mauricio de Sousa vira patrimônio cultural; cartunista...

Obra de Mauricio de Sousa vira patrimônio cultural; cartunista será homenageado em SP

Criador da "Turma da Mônica" e seus personagens terão esculturas à mostra pela capital paulista no ano que vem

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou nesta segunda (01/12) uma lei que oficializa a obra de Mauricio de Sousa como patrimônio cultural imaterial.

O cartunista, criador da “Turma da Mônica”, acumula mais de 60 anos juntamente da MSP Estúdios (antiga Mauricio de Sousa Produções) na elaboração dos quadrinhos, amados por crianças e adultos por todo o planeta.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Mauricio e alguns dos personagens do Bairro do Limoeiro também vão ser homenageados com esculturas espalhadas pela capital paulista no ano que vem. Serão, ao todo, 90 obras distribuídas por locais conhecidos dos paulistanos.

Leia mais: Sabrina Carpenter detona Casa Branca por usar sua música em vídeo: “Nojento e desumano”

Em nota, o cartunista e sua família agradeceram o reconhecimento oficial, “especialmente por ocorrer ainda em vida”.

“Sobre o reconhecimento da obra de Mauricio de Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de São Paulo

Mauricio e sua família agradecem a sanção da lei que reconhece oficialmente a obra de Mauricio de Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de São Paulo. A homenagem foi recebida com alegria e profundo respeito, especialmente por ocorrer ainda em vida, coroando mais de seis décadas de contribuição para a cultura, a educação e o imaginário coletivo dos brasileiros”, diz a nota do cartunista.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Montagem de duas fotos de um desfile de Carnaval à noite. À esquerda, um grande carro alegórico decorado com penas amarelas e verdes e elementos circulares. À direita, um destaque em uma pessoa usando uma fantasia luxuosa em tons de laranja e amarelo sobre a alegoria.

Tucuruvi e Pérola Negra sobem no Grupo de Acesso de SP; veja como foi a apuração

Na parte de baixo da tabela, Camisa 12 e Nenê de Vila Matilde ocupam as últimas posições e estão rebaixadas
Montagem de duas fotos de um homem negro sorridente, com barba rala e cabelo curto. Ele veste uma camiseta branca com a inscrição

Carnavalesco da Portela pede demissão: “Lidei com tudo sozinho”

André Rodrigues, responsável pelos projetos de 2024 a 2026, deixou o cargo citando sobrecarga de funções e ataques de ódio nas redes sociais
Juliana Paes como rainha de bateria no desfile da Viradouro

Beija-Flor e Viradouro se destacam no segundo dia de desfiles na Sapucaí

Escolas apresentaram enredos sobre Bembé do Mercado e Mestre Ciça na Sapucaí, enquanto Mocidade homenageou Rita Lee e Unidos da Tijuca encerrou a noite com Carolina Maria de Jesus
A Unidos da Tijuca encerrou as apresentações do grupo especial do carnaval carioca com um enredo em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

Unidos da Tijuca encerra desfiles do grupo especial com homenagem a Carolina Maria de Jesus

Escola do Borel apresentou enredo sobre a escritora na madrugada desta terça-feira na Sapucaí e transformou trajetória da autora em espetáculo visual