Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteLyon abre investigação para apurar supostas transferências falsas de...

Lyon abre investigação para apurar supostas transferências falsas de John Textor

Pelo menos quatro jogadores que defenderam o Botafogo não chegaram a assinar com o Lyon, diz a nova diretoria do clube francês

John Textor, dono do Botafogo, voltou a ser assunto negativo nos bastidores do Lyon, da França. A equipe francesa investiga internamente supostas “transferências fantasmas” feitas por Textor, repassando ao clube carioca jogadores que sequer chegaram a vestir a camisa do Lyon.

Textor, por meio da sua empresa Eagle Football Holdings, tem ações nos dois clubes, mas está afastado do comando do clube francês desde abril. Na época, o Lyon vivia uma grave crise financeira e quase foi rebaixado para a segunda divisão; uma das demandas da empresa Ares, que assumiu a administração, foi o afastamento de Textor.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O jornal francês “L’Equipe” divulgou que a nova diretoria do Lyon foi surpreendida com as transações envolvendo os atletas Igor Jesus, Luiz Henrique, Jair Cunha e Savarino. Textor teria autorizado a compra dos direitos econômicos desses atletas, que seriam contratados para o Lyon e repassados ao Botafogo.

A transferência do argentino Thiago Almada, que defendeu o Botafogo antes de jogar pelo Lyon no primeiro semestre deste ano, também é investigada.

O método utilizado pelo empresário estadunidense para concretizar as transferências gerou uma dívida de 120 milhões de euros – mais de R$ 743 milhões na cotação atual. Para ter os direitos econômicos dos atletas, Textor teria primeiro oferecido a expectativa do valor de receita a uma empresa financeira, que anteciparia o dinheiro necessário para a compra; em seguida, o Lyon pagaria esse valor futuramente com juros.

A nova diretoria do clube informou ao “L’Equipe” que as transações supostamente nunca aconteceram, o que motivou a abertura da investigação interna. Além de não terem se apresentado ao Lyon, os jogadores também sequer foram registrados na Liga Francesa.

O Lyon afirmou ao jornal francês que as transações realizadas pela Eagle estão contabilizadas nos relatórios financeiros do exercício 2024-2025, mas não se sabe ao certo se o dinheiro foi convertido totalmente em ativos para o clube, como prometia o procedimento usado por Textor.

Leia mais: Portal do “New York Times” escolhe os 100 melhores da Copa do Mundo 2026; veja a lista

A reportagem aponta que pessoas próximas ao empresário relataram que parte desse dinheiro foi usado para “salvar” o Lyon da crise financeira que quase o rebaixou.

De acordo com apuração do portal ge, o Botafogo garantiu que não infringiu o regulamento da Fifa, apontando que as transferências foram reportadas no DNCG (Direção Nacional de Controle e Gestão) da Liga Francesa e no balanço financeiro do Lyon.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tela do vídeo que mostra o momento em que, supostamente, a bola bate na mão de Memphis

CBF suspeita que imagem de toque de mão de Memphis foi manipulada com IA

Material que circula nas redes sociais mostra suposta irregularidade no gol do holandês contra o Cruzeiro
Esta é uma foto em plano aberto do gramado do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube (SPFC), com o nome comercial atual de Morumbis.

Camarote SPFC: empresária apontada como ladra acusa denunciante de golpista

Em entrevista à TMC, Carolina Lima Casemiro, acusada em ação criminal por roubo de ingressos do show da Shakira, contou a versão dela dos fatos
Robbie Williams, cantor britânico, em apresentação no sorteio da Copa do Mundo 2026

Robbie Williams e Nicole Scherzinger estreiam “Desire”, música-tema da Copa 2026

Música foi performada durante o evento que precede o sorteio, logo após o discurso de Gianni Infantino
Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...