No primeiro episódio da quinta temporada de Stranger Things, um cartaz de “adolescente desaparecida” busca por Jane Hopper, a Eleven.
Na ilustração, é possível ver o número 765‑303‑2020 como um contato para denúncias sobre o paradeiro da adolescente.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
E por que essa informação é importante? Simplesmente, porque o número funciona! Hawkins pode ser fictícia, mas os fãs confirmaram que o número funciona de fato.
Leia: Você está assistindo Stranger Things errado! Veja dica de criador da série
Como isso é possível?
Ao ligar, é acionada uma mensagem pré‑gravada em inglês, supostamente vinda do Departamento de Polícia de Hawkins, informando que, após um terremoto de magnitude 7.4, a cidade está em lockdown e convoca a população para localizar Jane Hopper.
O número foi revelado no pôster oficial da temporada, divulgado pela produtora da série. Tudo isso numa estratégia de ambientação e imersão narrativa.
Imersão no mundo invertido
Segundo o Newsweek, pouco depois da estreia, fãs nas redes sociais e fóruns especializados publicaram relatos de quem ligou e ouviu a mensagem, enfatizando a surpresa e o “grau de realismo”.
Muitos destacaram que, embora se trate de ficção, a sensação de “estar em Hawkins” foi acentuada.
O canal de denúncias
O Entertainment Weekly (EW) menciona que a inclusão de um telefone real num pôster fictício mostra como a produção de Stranger Things apostou em estratégias de ambientação que vão além da narrativa tradicional.
Esse tipo de recurso cresce em termos de experiência do espectador e oferece uma sensação de proximidade com o universo da série.
Não resta dúvida de que a iniciativa convida o público a participar ativamente da busca por Jane Hopper.
Mas, ao final, tudo permanece firmemente dentro do território da ficção.
Ações de marketing de sucesso
A produção da série estava empenhada em oferecer o melhor do mundo do marketing com a chegada da quinta e última temporada.
Desde o dia 25 de novembro, o Mcdonald’s disponibilizou no Brasil a campanha “Fome Estranha de Méqui”, com dois sanduíches.
O Stranger Burger Sandwich é feito com hambúrguer bovino, e o Stranger Chicken Sandwich, com filé de peito de frango empanado.
Ambos são servidos em pão invertido, numa referência ao “Mundo Invertido” da série.
A experiência inclui também a bebida temática Hawkins McFloat, Coca‑Cola com bebida láctea sabor baunilha e as sobremesas Walkie Torta, uma massa de cacau com recheio de frutas vermelhas, o Scoops Sundae, um sorvete com calda de morango e flocos com especiarias.
E pra completar, o Code Red McColosso, versão especial do sorvete de casquinha com cobertura temática.
Saiba também: Stranger Things: 5ª temporada reforça teoria macabra sobre o passado de Eleven
No volante…
Paralelamente, a FIAT lançou a versão especial Pulse Abarth Stranger Things. Uma edição limitada de seu modelo esportivo, com elementos visuais e design inspirado na série.
São 500 unidades disponíveis, com acabamento exclusivo, bancos de couro com a logo da série e opção de personalização a partir de R$ 159.990.
O carro mantém as especificações técnicas da linha Pulse Abarth: motor turbo T270, com aceleração até 100 km/h em aproximadamente 7,6 segundos e velocidade máxima de 215 km/h.
E mais… Netflix: 10 séries para assistir enquanto o final de Stranger Things não chega
