Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilDo Planalto à cadeia: novo livro destrincha bastidores da...

Do Planalto à cadeia: novo livro destrincha bastidores da era Bolsonaro em tempo real

Bernardo Mello Franco reúne textos escritos no calor dos fatos e analisa como o Brasil chegou ao colapso político (03/12)

O jornalista Bernardo Mello Franco lançou, nesta terça-feira (03/12), em Brasília, o livro “Arquitetura da Destruição: um diário da era Bolsonaro, do palanque à condenação”, publicado pela Autêntica Editora. A obra reúne análises escritas em tempo real durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e reconstrói, passo a passo, a ascensão, o desgaste e a queda política do bolsonarismo.

Um diário da crise em tempo real

O lançamento aconteceu na Livraria Platô e contou com a mediação da jornalista Andrea Jubé. No livro, Mello Franco recupera episódios decisivos do governo, como a extinção do Ministério da Cultura logo no primeiro dia de 2019 e as ações (e omissões) durante a pandemia de Covid-19, além de bastidores da relação conturbada entre Executivo e Congresso.

Segundo o autor, o projeto nasceu sem a pretensão inicial de virar livro. Ele afirmava apenas estar registrando os fatos enquanto eles aconteciam. No entanto, com o avanço da crise política, sanitária e institucional, os textos passaram a formar uma espécie de linha do tempo do colapso democrático vivido no período.

A obra também detalha como Bolsonaro perdeu força política a partir da pandemia, movimento que levou ao acordo com o Centrão e à consolidação do chamado “orçamento secreto”. Esse mecanismo transferiu ao Congresso o controle de bilhões de reais em emendas, enfraquecendo ainda mais a autoridade do Executivo.

Para Mello Franco, o livro ajuda a explicar como o país chegou ao ponto de assistir, pela primeira vez na história da República, à condenação de um ex-presidente por tentativa de golpe. “Em 130 anos de República, nunca tinha acontecido”, destacou o jornalista durante o evento.

O autor define a obra como um alerta e, ao mesmo tempo, um convite à reflexão sobre os riscos enfrentados pela democracia brasileira. Com o lançamento em Brasília, Mello Franco encerra a série de eventos de divulgação pelo país, consolidando “Arquitetura da Destruição” como um registro histórico da política recente.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão